“Ele não me ajuda e não reconhece o meu trabalho”
Veja o que Renato e Cristiane Cardoso pensam sobre este assunto
Trazer o sustento para a casa é uma tarefa difícil, principalmente quando o companheiro não ajuda. Nesta semana, no A Escola do Amor Responde, os professores Renato e Cristiane Cardoso dão dicas para a aluna Maiara que, além de ajudar a pagar as contas da casa, não encontra em seu marido disposição para ajudá-la.
Maiara – Faz dois anos que estou casada e desde então meu marido tem se mostrado preguiçoso para trabalhar. Eu tenho cuidado de tudo: da nossa filha de 9 meses e ainda “bancado a casa”. Ele não me ajuda, não reconhece o meu trabalho e me expõe ao ridículo na frente dos parentes. Tenho feito de tudo para mostrar para ele o quanto eu o amo, mas não tenho retorno em nada. Ele acha que estou tentando ser melhor do que ele ou tentando ofendê-lo. Tenho tentado mostrar que estou cansada de tanto lutar para manter a casa e de cuidar da nossa filha e dele enquanto ele só quer saber de jogar videogame. Eu não sei mais o que fazer e preciso da ajuda de vocês antes que meu casamento acabe.
Renato – Maiara, a sua sua situação é bem clara para nós, mas, com certeza, seu caso não tem apenas um lado. Não sabemos o que seu marido tem, mas deve estar com algum problema de ordem emocional, psicológica ou espiritual – afinal, não está agindo como uma pessoa normal. Não é normal alguém fazer o que você descreveu. Esse é um comportamento de alguém que está muito mal.
Cristiane – O que acontece com muitas mulheres, muitas vezes, é que o marido tem um comportamento errado, como o do seu, e, em vez delas chegarem para ele e falarem que não vão aceitar certas situações, acabam citando uma lista de atitudes que ele deve mudar. Ou seja, elas colocam tudo o que ele faz de errado no mesmo pacote de reclamações. Isso faz com que ele tenha uma imagem errada da esposa, não aceite nenhuma observação dela e que a rotule de chata e reclamona. Ele simplesmente se recusa a ouvir o que ela fala e não aceita o pacote de problemas. Se você quer resolver os problemas no seu casamento, a dica é ir devagar. Você escolheu se casar com ele e provavelmente seu marido já era assim antes de se casarem. Agora você precisa analisar qual é a melhor forma de fazer os ajustes no seu relacionamento e ajudar o seu marido a enxergar o que está errado.
Renato – Você falou que seu marido é preguiçoso. Então, a Cristiane vai lhe dar uma dica prática para começar a mudar essa situação e colocar limites para o seu companheiro.
Cristiane – Se eu estivesse nesse relacionamento, deixaria de fazer algumas coisas por ele e não cobraria mais nada dele. Afinal, não adianta você ficar reclamando, mas continuar dando de tudo para ele. Dessa forma, você só o incentiva a continuar preguiçoso, já que você faz tudo.
Renato – Se você não fizer isso, vai continuar facilitando a preguiça e a irresponsabilidade dele. Você tem que parar de agir assim. Existem muitas mulheres que são facilitadoras de maridos preguiçosos. Não estamos dizendo que a culpa seja exclusivamente delas, mas muitas os ajudam a continuar assim. Pare de fazer tudo para ele. Você tem de começar a cortar certos privilégios e começar a mostrar as consequências, ou seja, ele tem de saber que para ter certos benefícios ele tem de fazer alguma coisa para ganhá-los. A vida é assim, inclusive o casamento.
Cristiane – Saia aos poucos desse jogo para que ele veja o que está perdendo. Você já falou e ele já sabe o que precisa fazer. Agora pare de gritar, de brigar e não faça mais questão das coisas.
Renato – De uma forma calma, tranquila, comunicativa, sem pirraça, sem drama, sem choro, você pode explicar a ele que quer o melhor para os dois e que terá uma nova postura. Ele tem que sofrer as consequências para compreender que suas palavras não são apenas palavras, mas que têm um significado.
Cristiane – As consequências que você tem dado a ele têm sido somente gritos e discussões. Você tem que parar com isso, pois não é assim que conseguirá mudar seu marido. Ele precisa ter o desejo de mudar e o que vai fazê-lo querer mudar é você dar motivos a ele.
Renato – Force-o a reagir. Force-o, mas de uma maneira inteligente. Outra coisa que você pode fazer é trazer alguém para chamar a atenção de seu marido. Envolver alguém mais velho com mais maturidade, alguém com moral e autoridade. Neste caso pode ser o pai dele ou o seu pai, alguém que tenha um pouco de bom senso e especialmente que ele respeite. Essa pessoa chamará a atenção dele para que desperte. O erro de muitas mulheres é que ficam guardando os problemas dentro de casa e fora de casa vivem de aparência.
Cristiane – Muitas querem mostrar para os familiares que fizeram a escolha certa, já que eles foram os primeiros a dizer que ela não deveria se casar com aquela pessoa. Elas precisam reconhecer que necessitam de ajuda, já que o esposo ainda é imaturo.
Renato – Nessa hora, Maiara, é muito importante o apoio da família ou de algum familiar mais maduro para chamar a atenção dele. Pense em tudo que nós falamos e tome as devidas providências.
Para saber mais como resolver os problemas da vida amorosa, participe das palestras da Terapia do Amor, todas às quintas-feiras, em uma Universal mais próxima de você. A cada palestra, casais, noivos, namorados e solteiros aprendem sobre o amor inteligente e como desenvolver o relacionamento a dois