Ele foi expulso de casa pela esposa

No programa Escola do Amor, Edson contou aos professores Renato e Cristiane Cardoso que a esposa pediu que ele saísse de casa, caso contrário, ela sairia. Segundo o aluno, o casamento deles sempre foi de altos e baixos. Edson tem um filho de outro relacionamento, a mãe da criança é “muito barraqueira” e sempre ofendeu a esposa dele. Como reflexo disso, a companheira não trata bem o filho dele e toda vez que o menino quer ir à casa do casal é um drama. Além disso, ela também tem um filho de outro casamento que mora com eles. Ainda de acordo com o aluno, quando o filho de sua esposa pede para brincar com o filho dele, a mulher pensa que foi Edson quem fez a sugestão à criança e isso gera discussão. E mais: o casal está passando por problemas financeiros. O aluno disse que acredita que parte dos conflitos ocorre por culpa dele e pede conselhos de como deve agir.

EDSON – Minha esposa me disse que se eu não sair de casa hoje, amanhã ela colocará as minhas coisas na rua. Nosso casamento sempre foi cheio de altos e baixos. Tenho um filho de outro casamento, a mãe dele é muito barraqueira e está sempre ofendendo minha esposa. Por isso, minha esposa não trata bem meu filho. Toda vez que ele quer vir em casa é um drama. O filho dela de outro casamento mora conosco e considera meu filho como irmão. Ele pede para que meu filho venha em casa jogar videogame. Quando isso acontece é um inferno, pois minha esposa diz que mandei o menino vir aqui em casa. Ela não dá nem “bom-dia” para ele. Isso nos amarra e ela nem percebe. Estamos passando por problemas financeiros: o aluguel e outras contas estão atrasados. Eu gostaria de dar o melhor para ela, contudo, isso não é possível no momento. Entendo que se nós nos unirmos tudo dará certo. Tenho feito tudo por esse casamento, mas não tem sido o suficiente. Compreendo que parte dessa situação seja por minha culpa. Estou completamente perdido. Me ajudem, por favor.

CRISTIANE – O único problema que você expõe aqui é o filho de outro casamento. Você menciona altos e baixos, contudo, não diz quais foram.

RENATO – Uma coisa nós sabemos: sua esposa está de saco cheio de você.

CRISTIANE – Você percebe que ter vários relacionamentos e várias famílias é prejudicial? Percebe como isso complica a vida de uma pessoa? Além de não ter seu filho ao seu lado, você tem problemas com sua esposa atual, que está mandando você embora de casa. A sua vida é uma bagunça e você precisa enxergar que quanto mais relacionamentos fracassados tiver, mais complicadas as coisas ficarão, tanto em sua vida quanto na vida de seu filho. Você não contou os outros problemas, mas sugiro que saia dessa casa, sem, contudo, desistir do casamento. Veja o que você tem feito de errado. Sua esposa já está saturada. Ela está errada por não aceitar seu filho e não sei como você lida com o “barraco” entre as duas.

RENATO – Você diz que sua ex sempre faz escândalo e ofende sua atual esposa. Não sei se alguma vez você saiu em defesa de sua esposa. Não sei se você procurou ao menos minimizar as brigas. Sei que você não tem controle total do comportamento de sua ex, no entanto, talvez sua esposa tenha se sentido desrespeitada por ela e por você não tê-la protegido mais. Uma das funções do marido é proteger a esposa. Ela está errada em “dar um gelo” no seu filho, pois a criança não tem nada a ver com isso. Você reconhece que tem culpa e ela quer que você saia de casa. A única maneira de resolver isso é admitir que está errado e nunca apontar os erros dela. Mostre que está disposto a mudar para salvar o casamento de vocês. No entanto, não diga que mudará se não estiver disposto a mudar de fato. Pergunte a ela: “existe alguma chance de você ainda querer salvar o nosso casamento? Existe esse desejo em você, assim como há em mim?”

CRISTIANE – Às vezes, é necessário a mulher colocar o marido para fora para que ele reconheça o problema. Você sabia que havia alguns problemas no relacionamento, mas não tomava nenhuma iniciativa para solucioná-los. Agora você quer fazer algo, pois está enfrentando uma situação difícil. O ideal é o marido enxergar o problema antes que ele chegue a esse estágio. A mulher é muito paciente, ela tolera muito mais do que um homem, mas, quando chega a esse estágio de mandar o marido embora de casa, é porque já tolerou demais.

RENATO – Busque ajuda, Edson, não tente resolver o problema sozinho. Na Terapia do Amor, nós trabalhamos com casais em situações muito piores do que a de vocês. Acesse o site universal.org/terapiadoamor/ e encontre a Universal mais próxima de você.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty Images