“Ele diz que as ex-namoradas eram melhores do que eu”

Imagem de capa - “Ele diz que as ex-namoradas eram melhores do que eu”

Durante a Escola do Amor Responde, uma aluna pediu ajuda aos professores porque o marido dela não a trata bem e a compara com as ex-namoradas dele. Ela disse que já fez de tudo para salvar a relação, mas, toda vez que tenta conversar com o marido, ele não aceita. Ela ainda contou que o marido insiste em agredi-la com palavras. Apesar dos problemas, ela declarou que quer salvar o casamento. Confira as orientações dos professores Renato e Cristiane Cardoso.

ALUNA – Estou casada há sete anos. Desde o início do casamento, tenho dificuldade com a ligação que meu esposo tem com uma ex. Ele já me comparou às ex-namoradas dele e disse que elas eram melhores do que eu. Já ficamos separados por causa de mentiras de terceiros, ou seja, por ele acreditar nos outros e não em mim. Procuro fazer a coisa certa, mas meu marido insiste em me ferir. Há pouco tempo fiz um tratamento, um penteado e uma maquiagem para agradá-lo, mas, quando me viu, ele fez um comentário que foi como um tapa na minha cara. Agora ele está no Facebook tentando falar com uma ex-namorada. Tenho feito de tudo para salvar nosso casamento. Tenho vontade de ir embora, não quero estragar a minha vida, mas, para isso, teria de abdicar da faculdade e da minha casa. Ele nunca quer conversar sobre nossa condição e pede para que eu deixe isso para lá. Ele ainda diz que eu não sei a hora certa de falar.

CRISTIANE – Pelo que você está falando, parece que seu marido se desligou do casamento. Além de fazer você se sentir inferior e mal-amada, ele se comporta como um homem infiel, pois faz contato com as ex-namoradas. Diante disso, vale você ter uma conversa séria e dizer que não dá para vocês continuarem juntos se a situação não mudar. Em sua mensagem você não fala o que faz de errado no relacionamento. Geralmente, as pessoas não conseguem enxergar os próprios erros. Por exemplo: se o meu casamento estivesse “no bagaço“ ou se meu marido não demonstrasse carinho e se relacionasse com outras mulheres, eu avaliaria o que estou deixando de fazer, além de conversar com ele sobre o que está acontecendo. Talvez você até tenha investido no casamento, mas não é apenas a aparência que importa. Na verdade, essa é uma das menores razões para problemas no casamento. O problema pode estar na forma como você fala com ele, no modo como se comporta ou na sua carência. Avalie o que a afasta do seu marido.

RENATO – Não é certo que ele compare você às ex-namoradas dele. Apesar disso, eu não sei se ele está fazendo isso com a intenção de fazer com que você melhore. Geralmente, a mulher faz isso: ela compara o marido com outro homem com o objetivo que ele mude. Por exemplo, ela diz: “se você fosse mais organizado como o seu primo, sua vida financeira seria melhor”. Essa comparação não é porque ela gosta do primo dele, mas porque quer estimular uma ação melhor do marido, pois assim ele tem uma referência para se inspirar. Não se deve comparar cônjuges, isso não é certo, mas não sei se essa é a intenção dele. Se ele diz “minha ex não rebatia quando eu falava”, com isso, ele não está querendo dizer que a ex é melhor, porque se fosse melhor não seria ex, mas está querendo tirar uma boa reação de você. Então, pense friamente e veja se ele está querendo que você melhore.

CRISTIANE – Depois do casamento, muitas pessoas acham que não precisam mais investir no relacionamento nem buscam melhorar. Passados alguns anos, pensam em desistir da união, em razão de não tolerarem algo por muito tempo. Você precisa crescer e se tornar alguém melhor. Você não pode deixar que o casamento se torne uma água parada.

RENATO – A mesmice gera tédio. Melhore como pessoa e isso se refletirá no seu casamento. Você não tem que se cuidar só por ele, mas porque merece se cuidar. Não tolere o intolerável, como traições, assim você começará a elevar o nível do seu casamento.

CRISTIANE – Participe da Terapia do Amor e, assim, você investirá em seu relacionamento e aprenderá a melhorar como pessoa e como cônjuge.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty Images