Ela sofre com o trauma causado pelo ex

Imagem de capa - Ela sofre com o trauma causado pelo ex

No programa Escola do Amor Responde, a aluna Camila pediu ajuda aos professores Renato e Cristiane Cardoso para lidar com o trauma causado pelo ex-namorado, que a traía e até a espancou. Ela contou que está em um novo relacionamento há três anos e, apesar do atual namorado não dar motivos, ela não consegue confiar nele por conta da experiência negativa vivida anteriormente.

CAMILA – Vivi um relacionamento de quatro anos e meu ex me traía muito. As traições duraram três anos. Ele também chegou a me espancar por ciúme em uma véspera de Ano-Novo. Fiquei traumatizada. Estou em um novo relacionamento há três anos, meu atual namorado nunca me traiu ou fez coisas assim, mas não consigo ter confiança nele. Sempre acho que ele vai fazer o mesmo que o meu ex. Me ajudem.

RENATO – Você está há três anos em um novo relacionamento, mas ainda com medo e com sequelas do relacionamento anterior. Camila, eu sinto lhe dizer que você não conseguirá ser feliz no relacionamento atual nem em um futuro enquanto não conseguir se curar. A palavra “trauma” significa uma ferida muito séria que pode ser emocional ou física. Ouvimos, por exemplo, falar de traumatismo craniano, que é quando a pessoa recebe uma pancada muito forte na cabeça que fere seu crânio. O trauma físico é um ferimento, uma agressão que o corpo sofreu. No trauma emocional é a alma que sofre. Quando o trauma é físico, o próprio corpo cura aquela ferida com o passar do tempo. Todo mundo tem uma cicatriz de um trauma que sofreu. Mas os traumas emocionais não se curam por si só, eles precisam ser tratados intensivamente. Você viveu um inferno durante três anos, a relação acabou, graças a Deus, mas você continua sendo uma vítima e segue ferida por aqueles traumas. Agora, o seu atual namorado é quem está pagando a conta.

CRISTIANE – O trauma não é causado apenas por traições em um relacionamento amoroso. Muitas pessoas sofreram traumas na infância ou na adolescência, como um abuso. Mesmo já sendo adulta, a pessoa ainda carrega a dor por algo que aconteceu no passado e, muitas vezes, tem vergonha de compartilhar o problema ou de buscar ajuda. Ela fica guardando aquela dor, ninguém sabe que ela sofre e pensa naquilo todos os dias ou que chora por aquilo que aconteceu há anos. Às vezes, ela começa um relacionamento para dar um certo conforto à dor, mas, em vez de achar conforto, passa a projetar o que aconteceu lá atrás na pessoa com quem está atualmente.

RENATO – É fácil entender o trauma quando o exemplificamos com uma situação física. Por exemplo, alguém que quase se afogou no mar ou na piscina quando era criança pode ter medo de água. Assim, hoje, apesar de adulta, ela não ousa entrar na piscina, mesmo que seja rasa. Por que isso acontece? Porque ela sofreu um trauma de afogamento. Ela quer evitar se afogar de novo e, por isso, ninguém a convence a entrar na água. Transporte isso para o emocional e vai entender por que você, Camila, que está em outro relacionamento, ainda se fecha com medo. Isso se chama trauma. A pessoa que sofreu um trauma emocional, seja ele qual for, não conseguirá dar ou receber amor porque tem um bloqueio, assim como no caso acima em que a pessoa não consegue chegar perto da piscina.

CRISTIANE – Camila, você até quer ser feliz, mas não consegue por causa do trauma. Você precisa se tratar e não pode pensar que o trauma vai desaparecer com o decorrer do tempo. É só observar a sua situação: você está em um relacionamento há três anos, mas ainda sofre com o que aconteceu no passado. Você não pode esperar mais e tem que tomar uma atitude em relação a esse trauma.

RENATO – Para vencer esse trauma, procure a Universal mais perto de você e participe da Terapia do Amor às quintas-feiras.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: Photodjo/getty images