Ela está grávida e se sente rejeitada pelo marido
Como uma mulher grávida pode lidar com a sensação de carência de afeto? E como comunicar ao marido o que precisa? Esse foi o tema de uma das edições do programa Escola do Amor Responde. A aluna Franciele enviou uma mensagem aos professores Renato e Cristiane Cardoso em que afirma que está muito chateada, já que está grávida e sente que o marido não tem tempo para ela. Ela pergunta o que fazer para mudar essa situação, pois já conversou com ele várias vezes sobre o assunto e nada surtiu efeito.
Franciele – Estou muito chateada com meu marido. Estou grávida de seis meses e sinto que ele não tem tempo para mim. Ele costuma chegar tarde em casa e me dá apenas um “beijinho”. Não conversa comigo nem me abraça e eu acabo ficando irritada com isso. Ele gasta muito tempo com outras pessoas e com os assuntos da Igreja e do trabalho dele. Enquanto isso, eu me sinto a última em tudo. Estou cansada disso. Meu coração está pesado. Não sei o que fazer, pois já falei com ele várias vezes sobre isso.
Renato – Franciele, algo que você já deve saber é que, durante a gravidez, há muitas alterações hormonais no corpo da mulher. Então, é normal você se sentir mais carente e ter essa percepção de falta de atenção. Saber disso pode ajudar você a entender que a sua carência não está ligada à falta de atenção propriamente dita e perceber que suas reações são causadas pelos hormônios. Você está mais sensível e precisa se atentar e se policiar para não fazer disso um problema e colocar a culpa no seu marido, já que a causa não está totalmente ligada a ele. Entretanto é claro que seria bom que seu marido fosse um pouco mais compreensivo e atuante em razão do momento que você está passando.
Cristiane – Você precisa tomar cuidado para não se tornar uma “chatinha”. Há muitas mulheres que usam a gravidez como desculpa para conseguir tudo o que querem. Realmente existe a questão dos hormônios e a sensibilidade causada por eles. Mas não use isso como uma moeda de troca para ter todas as suas vontades atendidas. Isso fica chato e ele pode querer evitar você para não ter que lidar com a murmuração. Preste atenção em você e analise se não está afastando seu marido.
Renato – Você fala que seu marido não lhe dá carinho e não faz aquilo que você gostaria. Porém, na cabeça dele, ele pode estar fazendo tudo normalmente e sem má intenção. De uma forma adequada, sem acusá-lo, você pode pedir a compreensão dele e solicitar ajuda, pontuando que está em uma situação diferente, em um período mais sensível e carente e, por isso, precisa de mais demonstrações de carinho, de cuidado e de atenção. Entretanto você precisa entender o seguinte: se não é natural que seu marido seja um “Don Juan”, o mais romântico dos homens, não exija o que ele não poderá lhe dar. Mas, se você explicar a sua necessidade, ele entenderá que precisa se esforçar para melhorar. Na mensagem, você citou o verbo “sentir”, ou seja, muitas coisas que você relatou estão dentro de você, na sua cabeça, o que pode ser diferente da realidade. Não confie nas suas emoções. Foque mais na realidade. Essa fase que vocês estão vai passar, mas, enquanto isso, vocês precisam ser sábios e inteligentes para lidar com ela.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo