Educadoras visitam crianças da zona rural de Jacareí, no Vale do Paraíba

Ação teve como objetivo levar apoio material, mas, também uma palavra de fé

Imagem de capa - Educadoras visitam crianças da zona rural de Jacareí, no Vale do Paraíba

Em todo o Brasil, muitas crianças vivem com suas famílias na zona rural das cidades. Um exemplo disso é Jacareí, localizada no Vale do Paraíba, em São Paulo. Embora a paisagem natural nessa região seja rica, por vezes, pais e filhos enfrentam dificuldades e passam alguma necessidade. Pensando em apoiar essas pessoas, educadoras do grupo Escola Bíblica Infantil (EBI) visitaram, recentemente, o local.
A zona rural de Jacareí é extensa, 367,4 km², com muitas fazendas, haras e cultivos de plantas. Portanto, há muitos trabalhadores rurais e caseiros, mas, também pessoas que ergueram suas humildes casas no meio da roça. Ali, vivem com seus cônjuges e filhos, e não têm acesso constante à zona urbana.
A coordenadora do grupo EBI no Brasil, Jane Garcia (na foto, a segunda da esquerda para a direita), explicou que a região não conta com transporte público. Então, os moradores fazem tudo a pé ou a cavalo. Parte das crianças não tem chinelo para calçar e, muitas vezes, caminha mais de 5 quilômetros nessas condições.

Levar uma palavra de fé às crianças

A visita das educadoras teve como objetivo levar apoio material, mas, também uma palavra de fé, principalmente para as crianças.

“A ação foi uma oportunidade de fazer um convite aos pequenos e suas famílias para deixarem Deus mudar as suas vidas. Em cada lugar que vamos é uma experiência única. As crianças valorizam muito nosso trabalho. Estar com as pessoas carentes é estar perto do Pai e fazer aquilo que Deus espera de todos aqueles que têm o Seu Espírito”, explicou Jane.
A zona rural de Jacareí já conta com um núcleo de oração da Universal.

A fé que transforma as dores em alegria

O Pastor Renato Soares (foto ao lado), responsável pela Universal de Jacareí, fez uma oração especial. Ele falou sobre o poder da fé que transforma as dores em alegria. Ele ressaltou que se o Espírito de Deus encontrar morada dentro da pessoa, a tristeza dará lugar à paz e à força para a vida.
Aproximadamente 150 pessoas participaram da ação que aconteceu em um sítio da região. O local foi voluntariamente cedido pelos proprietários, a família Fonseca, que também são obreiros da Igreja. As educadoras levaram brinquedos e lanches para as crianças, além de doações de roupas para as famílias.
“É um prazer muito grande servir as pessoas e levar um pouco mais de alegria a elas. Além disso, ensinamos também a fé por meio das atividades e histórias”, disse a coordenadora da EBI de Jacareí, Taynara Ferreira.

Conheça o trabalho da EBI

Todo mês, o grupo visita uma comunidade diferente com o objetivo de levar apoio material e auxílio espiritual à população local, principalmente para as crianças. Além disso, a ação também é importante para as educadoras que passam a conhecer outros tipos de realidade e quais são as necessidades das crianças de cada região visitada.
Por meio do grupo EBI, a Universal oferece os cuidados de que os filhos precisam enquanto seus pais estão nos encontros. As educadoras cuidam dos pequenos de 0 a 10 anos.
O serviço é oferecido a cerca de 1,2 milhão de crianças, nos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e mais 48 países nos continentes africano, americano, asiático e europeu.
 

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas