Edição especial do Stop Depression ajuda pessoas a lidar com ‘síndrome do fim de ano’

Com o apoio de 10 mil voluntários, ações serão realizadas em frente a shoppings de 190 cidades brasileiras

Imagem de capa - Edição especial do Stop Depression ajuda pessoas a lidar com ‘síndrome do fim de ano’

A época de Natal e Réveillon é considerada por muitos como um tempo alegre e festivo, mas para outros é o período em que surge a “dezembrite” — conhecida também como a “síndrome do fim de ano” — que acarreta a intensificação de temores, frustrações e tristezas. Tendo em vista a saúde emocional fragilizada da população nesses dias, o programa social Depressão Tem Cura (DTC) realizará, entre 10 e 17/12, uma edição especial da ação “Stop Depression”, nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Embora não conste na Classificação Internacional de Doenças (CID), dentro do quadro de transtornos mentais, a “dezembrite” é admitida por especialistas pelo conjunto sintomático que pode se manifestar como estresse, angústia, melancolia ou ansiedade excessivos nesta época. A ansiedade, por sua vez, já é uma condição que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), afeta 9,3% da população no Brasil e que tende a ter os sintomas ainda mais agravados durante as festividades.

Voluntária do DTC há 3 anos, Maria Victoria Corrêa, de 43 anos, hoje é feliz e tem prazer na vida, mas no passado, já sofreu com vícios e síndrome do pânico. Para ela, a época das celebrações era angustiante. “Geralmente, todos fazem um apanhado do que foi aquele ano e, no meu caso, só tinha perdas, internações, sofrimentos e, com isso, acabava passando as festas em crises e anestesiada pelo álcool misturado com remédios”.

O “Stop Depression” ocorrerá em frente a shoppings de 190 cidades brasileiras, onde cerca de 10 mil voluntários — pessoas que superaram quadros depressivos — estarão munidos de faixas com frases motivacionais, e também abordarão os transeuntes para prestar acolhimento e escuta qualificada. Além disso, algumas localidades contarão com atendimento psicológico gratuito.

Segundo o responsável pelo programa social, Jefferson Garcia, o objetivo de promover essas abordagens nestes locais é “alcançar pessoas que estão sofrendo, e que por meio das compras — até mesmo desnecessárias — procuram preencher o vazio e diminuir a tristeza. Com essa iniciativa, queremos levar o que tem faltado a muitas e que o dinheiro não pode comprar: a esperança”.

Em São Paulo, a ação principal do DTC — mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus — ocorrerá no sábado (16), às 14h, em frente ao Shopping Pátio Paulista — localizado na região central da capital. Na oportunidade, serão distribuídos exemplares do livro “Eu Venci a Depressão”, da Dra. Eunice Higuchi.

Iniciativas que promovem uma “Vida a Cores” 

Além do “Stop Depression”, outra ação que está sendo realizada durante essa semana para ajudar aqueles que têm sofrido com questões emocionais é “Uma Chamada de Esperança”. O trabalho consiste em oferecer atendimento, apoio emocional e escuta qualificada por meio de ligações e mensagens feitas pelos voluntários do programa social.

As duas iniciativas ajudam a divulgar a última edição do evento “Vida a Cores” de 2023, que acontecerá no dia 17 de dezembro, às 9h30, nos templos da Universal em todo o Brasil.

imagem do author
Colaborador

Unicom / Foto: Reprodução