É proibido envelhecer!

Entenda como o envelhecimento é encarado pela sociedade atual

Você já ouviu falar em etarismo? O termo está associado a discriminação contra pessoas, baseada em estereótipos sobre a idade. Em conjunto ainda com a gerontofobia, que é o medo de pessoas idosas e/ou pavor pelo envelhecimento. E o resultado disso tem sido a busca incessante por retardar o envelhecimento, através de procedimentos estéticos e cirurgias plásticas.

Para entender essa realidade vivida na sociedade atual e mais agravada pela mídia e redes sociais, o assunto foi discutido no programa Fala Que Eu Te Escuto.

O que analisar:

O programa exibiu reportagens que mostram as consequências da gerontofobia, que causa ansiedade, sentimentos depressivos e falta de perspectiva sobre o futuro.

Pelo envelhecimento estar sempre relacionado a doenças, problemas de locomoção e levar o ser humano para mais próximo da morte, o medo é desencadeado por diversos fatores.

O que dizem os especialistas:

Os especialistas ouvidos pelo programa destacaram o quanto isso é prejudicial. Veja:

  • “Existem pessoas que acabam desejando algo exagerado, em relação ao processo de rejuvenescimento. Mas, cabe ao profissional dizer não e trabalhar de forma saudável para trazer autoestima. Se sentir bem ao se olhar no espelho é interessante, e todo mundo merece esse autocuidado. Mas o envelhecimento é um processo que ocorre desde o nosso primeiro momento de vida”, destacou a biomédica, Mônica Garcia.
  • “Na maioria das vezes, as pessoas entendem e percebem o envelhecimento com situações relacionadas ao adoecer, perdas funcionais e situações negativas. Por isso, a terapia, nesse sentido, trará uma nova percepção do envelhecimento, sobre a aceitação e desenvolvimento de bons hábitos ao longo da vida, como a alimentação, exercício físico e relações sociais”, pontuou o psiquiatra, Everton Crivelaro.
  • “Estamos vivendo em um mundo que é muito agressivo, você tem que ter um corpo bonito, uma pele bonita e estar com tudo em cima. Mas, as pessoas esquecem da mente e buscam um padrão inalcançável”, disse a esteticista, Sirlei Souto.

Como encarar melhor a idade e a velhice:

A melhor forma de lidar com o envelhecimento, sendo ele inevitável dentro do processo natural da vida, é sempre se cuidar, tomar vitaminas, se alimentar corretamente, dormir bem e manter uma rotina saudável e ativa.

Resultado da pesquisa:

Confira o resultado da pesquisa realizada com o público do programa. O eles pensam sobre envelhecer:

  • 32% disse que é sinônimo de medo;
  • 56% respondeu que todos deveriam aceitar;
  • 12% falou que hoje em dia é proibido ficar velho(a).

Clique aqui para assistir ao programa na íntegra.

Anote aí:

O programa Fala Que Eu Te Escuto é exibido nas madrugadas da Record TV, com transmissão ao vivo também pelo Facebook. Sempre debatendo temas atuais e polêmicos.

Acompanhe a página do programa no Instagram para ficar por dentro dos próximos assuntos.

imagem do author
Colaborador

Isabel Tavares / Foto: iStock