É possível fazer as pazes com a injustiça?
Viver em um mundo injusto é desafiador, mas há um caminho para conservar a paz e honrar sua fé
Deus criou o mundo justo e harmônico, mas ele se tornou um lugar injusto quando o ser humano escolheu desobedecer a Deus e entregou ao mal a autoridade que havia recebido do Criador. Por isso presenciamos e vivemos situações injustas que nos deixam perplexas e, às vezes, desanimadas, resultado do pecado e da separação entre o ser humano e Deus. Além disso, também estamos sujeitas acometer injustiças.
FAÇA ESSE EXERCÍCIO
Em um mundo repleto de injustiças, como reagir sem perder a paz, mantendo o coração firme na justiça de Deus e vivendo de uma forma que reflita a fé que professamos?
Quando compreendemos que passar por injustiças é inevitável, percebemos que a maturidade está em fazer as pazes com essa realidade. Mas isso não significa aceitar ou se conformar com qualquer coisa, muito menos pensar que Deus é injusto ou perdeu o controle de tudo quando as injustiças acontecem.
Fazer as pazes é entender a condição do mundo e usar cada injustiça como um exercício de fé, praticando a justiça ensinada por Deus. Afinal, a luz só tem valor porque brilha na escuridão, e para isso fomos chamadas: para ser luz neste mundo (Mateus 5:14).
PRATIQUE A JUSTIÇA
Quando nos deixamos abater pelas injustiças, corremos o risco de enfraquecer a fé. O Senhor Jesus nos avisou: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo” (João 16:33) e ninguém foi mais injustiçado do que Ele.
Por isso, não promova a injustiça reforçando a existência dela. Promova a justiça com atitudes. Toda injustiça é uma chance de revelar os ensinamentos do Senhor Jesus.
Seja justa mesmo que sejam injustos com você. Retribua o mal com o bem. Afinal, um dia estaremos diante de Deus, o Justo Juiz, e seremos chamadas a prestar contas do que fizemos com as chances que tivemos de praticar a justiça.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo