Dos estúdios de cinema para o tribunal
Atriz Allison Mack se declarou culpada em acusações de culto sexual e escravista
A atriz Allison Mack, de 36 anos, que interpretou a jornalista Chloe Sullivan no seriado norte-americano Smallville, se declarou culpada na corte federal do Brooklyn, nos Estados Unidos, em 8 de abril, por se envolver com tráfico sexual, conspiração e trabalhos sexuais forçados.
A participação dela foi revelada em 2017, quando o jornal The New York Times publicou uma matéria sobre a seita NXIVM, pronuncia-se nexium, que se declarava uma organização de autoajuda. Dentro dela funcionava o grupo secreto DOS (que pode significar senhor/mestre de companheiras obedientes). O papel da atriz era recrutar mulheres para serem escravas sexuais do fundador, Keith Raniere, e de outros membros.
De acordo com o jornal norte-americano New York Post, ela confessou que o sistema foi projetado para fazer as vítimas acreditarem que sofreriam sérios danos se não realizassem as exigências. Por causa de sua confissão, a atriz ficou livre do julgamento coletivo em que Raniere, que se declara inocente, e outros membros estarão.
“Devo assumir a total responsabilidade pela minha conduta. Sinto muito pelo meu papel neste caso. Lamento muito por minha família e pelas pessoas boas que magoei com minha adesão equivocada aos ensinamentos de Raniere”, disse.
Ela relatou ainda que acreditava que as intenções dele fossem ajudar as pessoas. “Eu estava errada. Sei que posso ser uma pessoa melhor e serei”, disse Allison ao juiz. A sentença dela será dada em 11 de setembro. Se for condenada, poderá ter de cumprir no mínimo 15 anos de prisão.
Autoengano
A atriz deu ouvidos ao discurso manipulador e inteligente do líder da seita, a ponto de participar diretamente dos trabalhos do grupo. Ali, cegamente, depositou sua crença. Ela não percebia que também estava sendo enganada por ele, o quanto aquilo seria prejudicial e, por isso, prosseguiu na seita.
Como seres humanos, devemos nos basear no uso da razão. E não abraçar qualquer discurso como verdade absoluta. E você, a quem tem dado ouvidos?
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo