Doe sangue e salve vidas

Voluntários do GSU do Rio de Janeiro se mobilizaram para doar sangue

Imagem de capa - Doe sangue e salve vidas

Voluntários do Grupo da Saúde Universal (GSU) do estado do Rio de Janeiro realizaram uma série de doações de sangue durante o mês de novembro.

O que aconteceu:

  • Cinco cidades, incluindo a capital, realizaram este ato de solidariedade.
  • Mais de mil voluntários doaram sangue no estado.
  • De acordo com o responsável pelo grupo, Pastor Márcio Hipólito, o objetivo é “suprir as necessidades dos estoques de sangue, que estão em baixa”.
  • Ele também se uniu aos voluntários e fez sua parte para ajudar a abastecer um hemocentro. “Quando falamos em ajudar o próximo, a religião não importa; o que queremos é ajudar, pois quem pensa no próximo, pensa como Deus. A fim de suprir essa necessidade dos bancos de sangue, decidi fazer minha parte e nosso objetivo maior é poder estender a mão para quem precisa por meio dessa doação de sangue”, falou.

Depoimentos:

Michel Pereira de Azevedo, de 38 anos, é doador há 20 anos e participou desta mobilização. “Só quem já dependeu de uma transfusão de sangue sabe a importância e necessidade dessa ação, que muitas vezes é desvalorizada. Por isso, sempre que posso, me coloco à disposição para ajudar nesse trabalho”, disse.

Monique Alvarenga (foto ao lado) é técnica de enfermagem, tem 43 anos, e afirma que vale a pena encarar o medo de agulhas para ajudar o próximo. “Por meio desse trabalho eu vejo a importância de ser solidário com o próximo e com essas instituições. Para quem tem medo de doar, é uma leve picadinha que vai salvar muitas vidas. Doar é um ato de amor ao próximo, por isso vale a pena encarar o medo”, afirma.

“Sou doadora há mais de 7 anos e acredito que doar sangue é o que o Senhor Jesus faria, pois Ele deu todo o seu sangue por nós. A doação não dói e podemos realizar com regularidade, o que ajuda a manter os estoques dos hemocentros”, comentou Elisa Coelho (à dir.), de 34 anos.

Elizabeth Lemes, bióloga do Hemocentro de São Lucas, na capital, diz que a presença dos voluntários é muito bem vinda. “Ficamos preocupados em ver nosso estoque tão baixo. Temos pacientes que precisam muito, alguns deles chegam a usar 3 a 4 bolsas de sangue. Por isso, temos muito a agradecer a vinda da Universal aqui”, agradeceu.

Além disso:

Veja mais atividades realizadas no Instagram oficial do grupo.

Para ver o que o projeto realiza na sua região, vá à Universal mais próxima.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Cedidas