Doação de alimentos ajuda ingleses que vivem na miséria

País rico, Inglaterra tem 14 milhões de habitantes em estado de pobreza

Imagem de capa - Doação de alimentos ajuda ingleses que vivem na miséria

Mesmo em um país desenvolvido e rico como a Inglaterra, a miséria afeta uma parcela significativa dos seus cidadãos. Lá, uma iniciativa local ajuda moradores de Londres, Leeds, Peterborough e Manchester a sobreviver em meio à crise econômica global, causada pela pandemia da covid-19.

É a Soup Kitchen (cozinha de sopa, em inglês), uma ação social que, semanalmente, distribui sopa, gêneros alimentícios e produtos de higiene para a população carente. Cerca de 700 pessoas são atendidas a cada sábado.

De acordo com um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU), um em cada cinco britânicos vive atualmente em estado de pobreza, o que representa 14 milhões de pessoas “com níveis recordes de fome e falta de moradia e queda na expectativa de vida”.

David Nzuruba, responsável pela ação social, relata que é sensível o aumento no número de britânicos que vão à Soup Kitchen, especialmente durante este período de pandemia. “Muitas organizações notaram o bom trabalho e ofereceram sua ajuda com donativos, para continuarmos alcançando as pessoas que precisam nesses tempos difíceis”.

Em 2021, até maio, o programa social já doou 36,1 mil cestas de alimentos, 19,4 mil refeições, 16,7 mil litros de bebidas quentes e 964 kits de higiene.

A cada ação, 100 voluntários se reúnem para preparar a comida e montam um tipo de mercado solidário, onde são distribuídos, gratuitamente, alimentos e produtos de higiene. A Soup Kitchen conta com a parceria de empresários e donos de restaurantes locais, que ajudam com itens e refeições, para que a assistência social continue funcionando.

A Soup Kitchen funciona nos templos da Igreja Universal do Reino de Deus da Inglaterra, nas cidades de Londres, Leeds, Manchester e Peterborough.

 

imagem do author
Colaborador

UNIcom