Doação de 17 mil barras de sabão ajuda presos do Pará a combater doenças de pele
Falta de higiene é associada a pelo menos 61% das mortes nos presídios
A Universal nos Presídios (UNP) está doando itens de higiene e medicamentos para os detentos do Pará. Neste mês de setembro, serão entregues nas penitenciárias do estado 17 mil barras de sabão de coco, cartelas de analgésico e, para as detentas, 1,2 mil absorventes.
Os resultados de uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) antes da pandemia da covid-19, apontavam que a falta de higiene já estava associada a 61% das mortes registradas nas prisões do país. As doenças de pele estão entre as maiores incidências dentro dos presídios.
A voluntária da UNP Thaynara Gomes, de 26 anos, é ex-presidiária e explica que estes artigos de higiene são fundamentais no cárcere. “Eu estive presa no Centro de Reeducação Feminino – CRF, de Ananindeua (PA). A ajuda da UNP foi de suma importância para minha ressocialização, passando uma palavra, força, ânimo e levando os kits com sabonete, absorvente, creme dental — coisas que aqui fora ninguém liga muito e considera simples, mas lá dentro faz uma diferença enorme”, relata.
Antes da distribuição aos detentos, o sabão em pedra passa por uma vistoria dos agentes penitenciários. Após a inspeção, cerca de 250 voluntários da UNP fazem a entrega, pessoalmente, dentro das unidades.
“Venho agradecer à UNP pelas doações do sabão de coco. Está sendo muito útil para combater as coceiras dos internos, que surgem em decorrência das altas temperaturas e do próprio ambiente do cárcere”, explica a diretora do Centro de Triagem Metropolitana (CTM ll), Kélvia Samara de Sousa de Araújo.
A estimativa dos organizadores é que a ação alcance os 52 estabelecimentos prisionais do Pará.
A UNP é um programa social mantido pela Igreja Universal de Reino de Deus, que atua na ressocialização dos detentos, bem como no apoio aos familiares deles e dos agentes penitenciários. Em 2020, foram 1,4 milhão de beneficiados em todo o país.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo