Dia Nacional do Caminhoneiro é uma homenagem aos profissionais
Conheça também o projeto "Guardiões da Estrada" que realiza ações nas principais rodovias do País, terminais de cargas dos estados e postos de combustíveis
Em 16 de setembro se celebra uma homenagem aos caminhoneiros. Instituído através da lei nº 11.927, de 17 de abril de 2009, o Dia Nacional do Caminhoneiro é direcionado a todos os profissionais que percorrem longos períodos nas estradas que cortam o Brasil e outros países vizinhos, transportando alimentos e as mais diversas mercadorias. Assim, abastecendo e suprindo as necessidades das cidades e movimentando a economia do País.
No entanto, este trabalho também requer muitos cuidados diante das adversidades que esses profissionais encontram pelo caminho. Eles passam dias ininterruptos percorrendo as estradas, muitas vezes, sem dormir ou se alimentar bem. Além disso, muitos são vítimas de roubo de cargas e sofrem violência sendo feitos reféns pelos criminosos, fora o prejuízo financeiro. Ademais, a atividade é a que mais mata em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil.
Guardiões da Estrada
Diante disso, para levar conforto, fé e esperança, além de informação e assistência social aos caminhoneiros, o projeto “Guardiões da Estrada” realiza ações nas principais rodovias do País, terminais de cargas dos estados e postos de combustíveis, onde eles estacionam para abastecer ou passar a noite. Milhares de voluntários se mobilizaram para levar refeições, kits de higiene, serviços gratuitos e apoio emocional e espiritual.
A exemplo deste trabalho, no dia 12 de setembro último, em São Paulo, o projeto realizou uma ação no Terminal de Cargas Fernão Dias.

“O nosso objetivo tem sido levar até eles uma mensagem de fé e de esperança em dias tão difíceis. Eles vivem uma vida de constante dificuldade na profissão, com a distância da família, enfrentando os perigos da estrada e com a falta de oportunidades. O projeto tem mostrado aos caminhoneiros o seu verdadeiro valor”, comentou o Pastor Alexsandro Melo, responsável pelo trabalho do grupo no Templo de Salomão.
Cerca de 70 voluntários ofereceram serviços de corte de cabelo, atendimento jurídico, aferição de pressão, manicure e limpeza de pele, gratuitamente. Além disso, houve doação de Bíblias, livros (“Nos Passos de Jesus“, de autoria do Bispo Edir Macedo) e kits de lanches e de higiene pessoal.
“Fazer parte deste projeto é uma grande satisfação e privilégio, pois é uma forma de praticar um dos maiores ensinamentos que Jesus nos deixou. De todos os serviços realizados e dos itens distribuídos, se não houvesse a entrega do bem mais valioso, que é a Palavra de Deus, não teria valor nenhum”, disse a publicitária Daniele Eloy, de 40 anos, evangelista e voluntária.
Apoio e ânimo
A saber, nesta ação, foram atendidas cerca de 100 pessoas. Um dos beneficiados foi o caminhoneiro Jailson Odilon, de 52 anos.
“Este trabalho é muito importante porque precisamos muito de apoio; e a Universal tem nos dado esse suporte. Ficamos muito agradecidos e contentes por tudo que está acontecendo conosco e na vida do próximo. Nós, do nordeste, por exemplo, somos muito bem atendidos aqui (no Sudeste) por vocês”, declarou Odilon, oriundo do estado da Bahia.
Além do trabalho diretamente com os profissionais, o projeto também se estende às famílias. Através das solicitações dos próprios caminhoneiros, os voluntários do grupo Evangelização (EVG) visitam suas casas, em diversas regiões do Brasil, e realizam orações junto aos familiares.
Saiba mais sobre o projeto
Para saber mais sobre as ações do “Guardiões da Estrada“, clique aqui.
Caso se identifique com esse trabalho e queira colaborar com algum donativo, ou tornar-se um voluntário, dirija-se até uma Universal mais próxima de sua casa e informe-se.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo