Dia Mundial do Doador de Sangue

Você pode levar vida para diversas pessoas com este simples gesto de solidariedade

Imagem de capa - Dia Mundial do Doador de Sangue

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu em 2014 o dia 14 de junho como Dia Mundial do Doador de Sangue. A data escolhida é a fim de homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

O objetivo é valorizar os doadores e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável por salvar milhares de vida. De acordo com o site do Governo Federal, no Brasil, 16 a cada mil habitantes são doadores de sangue. O percentual corresponde a 1,6% da população brasileira e está dentro dos parâmetros preconizados pela OMS.

Quanto à motivação, 46,7% disseram doar para reposição, que é quando o indivíduo doa para atender à necessidade de um paciente. Outros 53,2% correspondem à doação espontânea, feita por pessoas motivadas para manter os estoques de sangue do serviço de hemoterapia.

Como doar

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar, no mínimo, 50 quilos e, da mesma forma, estar em bom estado de saúde. O candidato não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, nem estar de jejum. É exigida a apresentação do documento de identidade com foto.

Pessoas entre 60 e 69 anos, podem doar se já o tiverem feito antes dos 60 anos. Além disso, menores de 18 anos precisam do consentimento dos pais.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: iStock – Cedidas