Rede aleluia
Dia do professor destaca os desafios desta profissão
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 14 de Outubro de 2021 - 14:06


Dia do professor destaca os desafios desta profissão

Professores e profissionais da educação receberão uma homenagem especial em todos os templos da Universal pelo País. Saiba mais

Dia do professor destaca os desafios desta profissão

No Brasil, 15 de outubro é a data que se celebra o Dia do Professor que, por sua vez, sucede em alguns dias a comemoração mundial que se dá em 5 de outubro (proclamado em 1994, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura — UNESCO).

Foi em 15 de outubro de 1827 que Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei responsável pela criação do Ensino Elementar no País, instituindo que todas as cidades deveriam ter escolas de primeiro grau. Mais de um século depois, a data foi oficializada como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.

Esta data foi estabelecida para homenagear os profissionais que dedicam suas carreiras à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação. Mas, o que vemos cada dia mais é que a função de mestre na sociedade moderna não está fácil de ser exercida. O programa Entrelinhas, recentemente, tratou a temática e debateu sobre os principais desafios e as consequências da desvalorização da profissão docente no Brasil.

Clique aqui e assista a este programa na íntegra.

Importância e o papel do professor

Na programação Inteligência e Fé, do dia 13 de outubro último, o Bispo Renato Cardoso comentou sobre a importância da educação e do papel daquele que lida com o desafio de ensinar e formar outras pessoas.

“Sei que das profissões subestimadas no nosso País, a do professor é uma das principais. Quão diferente seria a nossa nação se houvesse uma valorização maior dos professores (…) Isso afeta todas as áreas da sociedade. Uma pessoa mal preparada na sua formação, na sua educação, na sua capacidade de pensar não vai ser uma boa profissional. Vai ter dificuldade até de funcionar na sociedades, nos seus relacionamentos, no cuidado com a própria vida, nas suas escolhas. Por isso, é muito importante o papel do professor”, disse.

Ao convidar a todos para a grande homenagem aos professores e profissionais da educação que acontecerá no próximo domingo, 17 de outubro, em toda a Universal, o Bispo ainda acrescentou:

“Nós gostaríamos de colocar a vida do professor na mão do maior Mestre. Porque o professor tem muita similaridade com o Senhor Jesus. Nós sabemos a importância do ensinamento, porque lidamos com a Palavra. Nós, pastores, de certa forma, somos mestres da Palavra de Deus, porque sabemos que é a Palavra que muda a vida de uma pessoa. Assim, como é a palavra que forma um profissional na faculdade, a Palavra de Deus forma o ser humano. Então, nós também sabemos o desafio que é ensinar.”

Participe da homenagem

Afinal, como esquecer ou deixar de prestigiar nossos professores que marcaram nossas vidas? Não apenas pelo conteúdo ensinado, mas, também, pelo cuidado com o nosso desenvolvimento pessoal, carinho e dedicação. Os profissionais da educação, especialmente durante o curso da pandemia de Covid-19, mostraram ainda mais como são grandes guerreiros ao se reinventarem diante das tecnologias e dos novos desafios.

Por isso, todos os professores e profissionais envolvidos na educação (diretores, pedagogos, assistentes, substitutos, monitores ou da área de alimentação e serviços gerais de uma instituição escolar) estão convidados a participar da ‘Homenagem aos Professores e Profissionais da Educação’. A celebração será em reconhecimento e agradecimento ao trabalho prestado à sociedade e acontecerá em todos os templos da Universal espalhados pelo País.

No Templo de Salomão, a homenagem acontecerá especialmente às 9h30. O Templo fica localizado na Avenida Celso Garcia, 605, Brás, São Paulo. Marque em sua agenda e não perca! Para outras localidades, você pode acessar o endereço mais perto de você em www.universal.org/localizar/.


Dia do professor destaca os desafios desta profissão
  • Redação / Fotos: Istock e reprodução 

  • Colaborador: 

  • Michele Roza


reportar erro