Dia do Idoso: importância do respeito e valorização da terceira idade
Saiba a relevância do Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1 de outubro, e como o Projeto Calebe contribui para o bem estar dessa parcela da sociedade
O Dia Nacional do Idoso é celebrado em 1º de outubro, embora, até 2006, a comemoração acontecesse em 27 de setembro. Isso ocorre porque, em 1999, a Comissão pela Educação do Senado Federal instituiu essa data com o objetivo de promover a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade. Além disso, a celebração destaca a importância dos direitos dos idosos e reforça a necessidade de sua inclusão social, familiar e comunitária.
Por que é importante:
– O principal objetivo é promover a conscientização sobre o envelhecimento saudável, garantindo dignidade, respeito e cuidado àqueles que já contribuíram tanto para a sociedade. Além disso, reforça a importância de políticas públicas que assegurem qualidade de vida na terceira idade.
– A relevância do Dia do Idoso vai além da comemoração: é um convite para refletir sobre o futuro de todos. Afinal, envelhecer é uma realidade comum. Ao valorizar os idosos hoje, construímos um ambiente mais justo e humano para as próximas gerações.
Projeto Calebe:
– Estas também são as propostas do projeto Calebe, da Universal, voltado para a população da melhor idade. O grupo desenvolve eventos, ações e atividades que promovem o bem estar dos maiores de 50 anos.
– Nos dias 20 e 21 de setembro, por exemplo, os voluntários realizaram o evento “Ajudar Faz Bem”, uma ação voltada especialmente aos idosos que vivem sozinhos. “O propósito é oferecer assistência prática, apoio espiritual e atenção social. Através de uma atuação organizada e cuidadosa, os voluntários prestaram serviços para auxiliar nas tarefas do dia a dia, promovendo dignidade, saúde, conforto e acolhimento. O foco é atender com seriedade e respeito, demonstrando, por meio das atitudes, a fé em prática e o compromisso do ‘Grupo Calebe’ com a valorização da pessoa idosa”, explica o Bispo Valter Pereira, responsável nacional do projeto.

– As ações aconteceram no Brasil e, além disso, em mais 82 países, beneficiando milhares de pessoas.
– Aconteceram serviços como de beleza, limpeza e organização de casas, reparos e reformas, doações de alimentos, roupas e itens domésticos, além de acolhimento emocional e espiritual.

Depoimento:
“Moro sozinha faz uns 10 anos e estou muito feliz em ter recebido vocês na minha casa. Eu gostei da arrumação que vocês fizeram, do café, gostei muito da pintura da casa, pintaram até minha unha! Facilitou minha vida, pois eu sou sozinha. Agradeço a Deus por trazer vocês na minha casa, estou muito feliz”, comentou Neusa dos Santos , de 75 anos.

Veja mais:
Acompanhe as páginas oficiais do projeto Calebe no Facebook e no Instagram para ver ações, eventos e novidades.
Para saber o que o grupo realiza na sua região, vá à Universal mais próxima de sua casa.

English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo