“Dia do Acolhido”: Jovens recebem apoio para recomeçar

Voluntários do Grupo Socioeducativo ajudam crianças e adolescentes em todo o Brasil

Imagem de capa - “Dia do Acolhido”: Jovens recebem apoio para recomeçar

O projeto Universal Socioeducativo (USE) de todo o Brasil realiza semanalmente o “Dia do Acolhido”.

O que acontece:

  • Participam jovens de comunidades carentes, ex-internos da Fundação Casa, crianças e adolescentes de abrigos e casas de acolhimento
  • Em todo o território nacional atendem cerca de 3.500 jovens.
  • Todos os domingos eles tomam café da manhã e participam da reunião principal da igreja. Logo após o culto, almoçam e à tarde realizam diversas atividades em parques, como campeonatos de futebol, vôlei, jogos de dominó, entre outros. No final da tarde, os voluntários levam eles de volta para suas casas
  • “São pessoas que já carregam traumas do passado e muita vezes não sabem como vencer. Separamos esse dia da semana para que possamos estar perto deles e mostrar que podem recomeçar”, fala o responsável pelo grupo Pastor Ulisses Gomes. Veja fotos do evento pelo País ao longo do texto.

O resultado:

A cada semana é vista a mudança na maneira de pensar e agir. Os que sofriam pelos diversos traumas passam a ter vida. Veja alguns relatos.

  • “Eu comecei a participar das atividades sem acreditar muito que poderia começar uma nova vida. Sou estrangeiro e com meus irmãos pequenos sofríamos muito por nos sentirmos deslocados e sem estrutura. Mas através do grupo aprendemos que há um Deus forte e que cuida de nós. Não deixo de estar presente em nenhum domingo”, disse o adolescente J.S.
  • “Como ex-interno da Fundação Casa já conhecia o trabalho e quando saí logo o pastor me convidou para participar dos encontros aos domingos. Tem me feito muito bem, pois aprendo a fortalecer a minha fé, venci meus conflitos internos, não sinto vontade de voltar para o mundo do crime. Hoje posso ajudar outros jovens como um dia eu fui ajudado”, contou G. L., de 17 anos.

Acompanhe:

Para ver mais ações realizadas pelo grupo Universal Socioeducativo (USE), siga as páginas oficiais no Facebook e Instagram.

Além disso, para ser um voluntário ou ver o que o projeto realiza na sua região, vá à Universal mais próxima de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Cedidas