Detentos participam de curso profissionalizante de elétrica no Rio Grande do Sul

Aulas são ministradas por voluntários do grupo Universal nos Presídios e ajudam na ressocialização de detentos. Saiba mais

Imagem de capa - Detentos participam de curso profissionalizante de elétrica no Rio Grande do Sul

O grupo Universal nos Presídios (UNP) além de levar a Palavra de Deus e a fé a detentos e detentas, também dispõe de apoio material e oferece cursos profissionalizantes. O objetivo é que, todos que busquem uma mudança de vida, consigam uma qualificação para que possam se inserir no mercado de trabalho, depois de cumprirem as suas penas.

Em todo o País, centenas deles já receberam o certificado de qualificação nas áreas da beleza, culinária, elétrica, artesanato, barbearia entre outros. Recentemente, o curso de Elétrica Básica – Predial e Residencial foi ministrado no Presídio Regional de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul.

Respeitando as normas sanitárias na prevenção à pandemia de Covid-19, a primeira turma contou com sete detentos que já trabalham na área de manutenção desta unidade prisional. O curso é coordenado pelo técnico em Eletrônica e Automação Industrial, Roger Farias da Luz, também voluntário do grupo UNP.

“O que mais chamou atenção foi ver nos rostos destes homens que estão ali para buscar uma transformação de vida. Mudança que o grupo UNP propôs dentro das unidades com o apoio espiritual, bem como com a oportunidade de se profissionalizar por meio das oficinas. Participar desta ação é uma honra para mim”, declarou o professor voluntário.

Uma nova chance

O voluntário Anderson dos Santos também participou da ação e comentou que este é um excelente trabalho realizado pelo grupo Universal nos Presídios, ao oferecer cursos que ajudam na ressocialização dos reclusos.

Notoriamente, com este trabalho, o UNP, em todo o Brasil, tem colaborado com a ressocialização de centenas de pessoas. Uma vez que oferece uma nova chance àquelas que, muitas vezes, sofrem preconceito e são excluídas socialmente.

“Esta é uma excelente ação que mobiliza os detentos a melhorarem no âmbito profissional. Além disso, o curso abre seus horizontes para que sejam profissionais nas áreas que almejam se empenhar”, disse o Pastor Charles Almeida de Aguiar, responsável pelo grupo no estado.

O voluntário Paulo César comentou sobre como é fazer parte das ações do grupo. “Foi muito gratificante ver os detentos aprendendo e debatendo sobre o assunto. Nós mesmos, ao assistirmos às aulas e auxiliar os professores, também acabamos aprendendo juntos”, contou.

A saber, o curso tem carga horária total de 60 horas, entre aulas teóricas e práticas. Bem como fornece apostila e certificado.

Conheça o grupo UNP

Para saber mais a respeito desse trabalho e se tornar um voluntário, acesse a página oficial do grupo Universal nos Presídios no Facebook. Ademais, clique aqui, e encontre o endereço de um templo da Universal mais próximo de sua casa e se informe.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Cedidas