Detentas começam curso de produção de moda praia em Torres

A capacitação profissional é uma forma de contribuir com a ressocialização

Imagem de capa - Detentas começam curso de produção de moda praia em Torres

Proporcionar capacitação profissional é uma forma de contribuir com a ressocialização de detentos e detentas. Dessa maneira, ao recuperar a sua liberdade, poderão buscar inserção no mercado de trabalho. Com esta missão, o grupo Universal nos Presídios (UNP) oferece cursos profissionalizantes em penitenciárias por todo o Brasil. Centenas de pessoas já receberam qualificação nas áreas de costura, beleza, culinária, elétrica e barbearia, por exemplo.

No dia 19 de outubro último teve início o curso de corte e costura de moda praia (fabricação de biquínis e maiôs) no Presídio Estadual Feminino de Torres, no Rio Grande do Sul. Respeitando todas as orientações sanitárias na prevenção à Covid-19, a primeira turma conta com 14 inscritas. Elas participarão de 2 horas de aulas semanais durante 3 meses e, ao final do curso, ganharão certificado de capacitação profissional na área.

“A importância desse trabalho de ressocialização é poder formar profissionais, para que, ao saírem, iniciem uma carreira. É muito gratificante fazer parte e contribuir para que elas estejam preparadas para o mercado de trabalho”, comentou o Pastor Charles Almeida de Aguiar, responsável pelo trabalho do grupo UNP no estado.

Ações que levam motivação e oportunidade de recomeçar

Ainda durante a aula inaugural, as alunas receberam uma palavra de fé e motivação. Também foi feita uma oração em prol de todos os presentes e suas famílias. Além disso, cada uma delas ganhou exemplares dos livros “Namoro Blindado‘ e “Casamento Blindado“, de autoria de Renato e Cristiane Cardoso, além do jornal Folha Universal. Ademais, puderam confraternizar em um lanche da tarde com café, chá e bolo.

“Este trabalho é muito gratificante. Pois, é muito prazeroso ver os olhos delas brilhando com a oportunidade de ter uma vida nova”, disse a costureira Terezinha Lemos da Rosa de Jesus, professora do curso e voluntária do grupo UNP.

Ações como esta são realizadas com frequência pelo grupo UNP no estado e no presídio feminino de Torres.

“O presídio acredita que toda a forma de qualificação profissional e comprometimento voltado para a atividade laboral é de grande valia. Possibilitar a essas mulheres uma capacitação é 50% para o recomeço na vida livre”, declarou a diretora do Presídio Estadual Feminino de Torres, Juliana Malacarne Einsfeld.

Universal nos Presídios

Conheça mais sobre o trabalho do grupo UNP visitando a Universal mais próxima de sua casa.

Para saber mais a respeito desse trabalho e se tornar um voluntário, acesse a página oficial do grupo Universal nos Presídios no Facebook.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Cedidas