Desidratação pode ser a causa de confusão mental em idosos

Saiba a importância da reposição adequada de água no corpo na terceira idade

Imagem de capa - Desidratação pode ser a causa de confusão mental em idosos

O mínimo de descuido é o suficiente para provocar um quadro de desidratação capaz de comprometer, além da vitalidade física, a saúde mental dos idosos. A afirmação é um alerta do médico diretor do Hospital das Clínicas, Arnaldo Lichtenstein, à importância da reposição adequada de água no corpo na terceira idade.

Entenda:

À medida que o ser humano avança em idade, a sua reserva hídrica do corpo diminui:

  • Um bebê possui a capacidade de armazenar 90% de água no corpo;
  • Na adolescência, esse índice cai para 70%;
  • Durante a fase adulta, para 60%;
  • E, por fim, na terceira idade atinge apenas 50%.

Como resultado disso, o desempenho das reações químicas e as funções do organismo é diretamente afetado. Isso acontece porque a falta de água no corpo sucede em uma menor oxigenação no sangue e, também, no cérebro – órgão responsável por produzir a sensação de sede -, de forma que o hábito de esquecer de beber líquidos torna-se comum.

“E há mais complicações: embora estejam desidratados, eles [os idosos] não sentem vontade de beber água porque seus mecanismos internos de equilíbrio não funcionam particularmente bem”, complementa Lichtenstein.

Leia também: Você consome água em quantidade suficiente?

Consequências:

Fraqueza muscular, fadiga, falta de motivação, confusão mental súbita, diminuição da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca e dor no peito são algumas das respostas de um corpo severamente desidratado. E, em casos extremos, a situação pode causar o coma e até o óbito.

Como identificar a desidratação:

Um dos principais meios para identificar a desidratação em idosos é pela cor da urina – quanto mais escura, pior -, ou pelo ressecamento na pele.

Dicas para evitar a desidratação:

1) Adquira o hábito de beber líquidos

  • Isso inclui a ingestão de sucos, chá, água de coco, leite vegano, sopas e frutas aquosas, como melancia, abacaxi, melão, morango, laranja e tangerina. Mas lembre-se: beber água é indispensável!
  • É  importante beber algum tipo de líquido a cada 2h.

2) Procure um profissional especializado

  • Para saber a quantidade adequada de líquidos que você deve tomar diariamente de acordo com a sua necessidade, passe por uma consulta com um(a) nutricionista.

3) Aos familiares, atentem-se

  • Ofereça água frequentemente àqueles que possuem mais de 60 anos
  • Observe se eles repelem fluidos ou possuem sinais de irritação, falta de ar ou desatenção durante a noite, esses são sintomas recorrentes de desidratação.

Se informe sobre o assunto e compartilhe o conhecimento com seus familiares. Ajude-os a desfrutar da melhor idade com saúde e vigor!

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock