Desconfinamento: o mundo está retomando as atividades

Itália, Portugal e Irlanda já estão voltando à vida normal. Saiba mais detalhes

Imagem de capa - Desconfinamento: o mundo está retomando as atividades

No dia 18 de maio, a Irlanda iniciou o processo de desconfinamento. Em quarentena desde 28 de março, o país mantém regras de proteção, como o uso de máscaras, mas liberou as pessoas para retomarem suas vidas.

A retomada das atividades será realizada em cinco etapas, que durará até agosto. Por agora, lojas como as de conserto de carros, jardinagem e produtos óticos voltam a funcionar. As pessoas também estão liberadas para praticar exercícios ao ar livre próximo à residência.

Segunda fase

Já em Portugal, o país iniciou essa semana a segunda fase de finalização da quarentena. Sempre utilizando medidas de segurança, como a distância entre pessoas, o país agora reabriu restaurantes e lojas de até 400 metros quadrados. Lojas com 200 m² já estavam abertas desde o dia 4 de maio.

Museus, creches e parte das escolas também estão retomando as atividades. Até o final do mês, igrejas e campeonatos de futebol serão retomados.

Para evitar que a contaminação aconteça, algumas regras serão seguidas. Entre elas o uso de máscaras no transporte público. Quem descumprir pagará multa de 350 euros (pouco mais de R$ 2.000).

Seguir em frente

Um dos países que mais sofreram com a pandemia, a Itália busca agora seguir em frente. Essa semana, reabriu lojas, restaurantes, bares, cabeleireiros, salões de beleza, spas e museus. Fábricas já estão funcionando desde o início do mês.

Os italianos também podem voltar a desfrutar dos parques e praças. Tudo isso tomando precauções para que o vírus não se espalhe novamente entre a população.

Esses não são os únicos países que iniciaram a retomada das atividades. Austrália e Nova Zelândia também já declararam vitória sobre a pandemia. Clique aqui para saber mais a respeito.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images