Descoberta banheira em que Jesus, provavelmente, se banhou

Local está localizado em Getsêmani, no sopé do Monte das Oliveiras

Imagem de capa - Descoberta banheira em que Jesus, provavelmente, se banhou

Arqueólogos israelenses descobriram uma banheira pública que tem aproximadamente 2.000 anos de existência, no jardim Getsêmani, local onde o Senhor Jesus passou sua última noite antes da crucificação, de acordo com a Bíblia.

O jardim fica no sopé do Monte das Oliveiras, onde o Senhor Jesus transmitiu vários de seus ensinamentos. De acordo com os especialistas, a banheira utilizada servia para que as pessoas se purificassem antes de subirem ao Monte para orações.

Outra função do local era a limpeza dos trabalhadores das prensas de azeite. O próprio nome do jardim varia da atividade profissional que era executada no local: a palavra hebraica “Gat Shmaním” significa “prensa de azeite”.

Para os historiados responsáveis por estudar o local, é provável que o Senhor Jesus tenha se lavado na banheira cada vez que foi ao Monte das Oliveiras, inclusive na véspera de sua prisão.

A região é estudada há décadas por Israel, para que as descobertas arqueológicas sejam tratadas com o respeito e valor que possuem. Ao encontrarem a banheira, também foram descobertos os restos de uma igreja construída a cerca de 1700 anos, mas que foi destruída no século 12.

Por fim, também foi encontrado no local um prédio que servia como hospício ou mosteiro. Mais detalhes serão descobertos pelos historiadores durante o projeto.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Imagens: Reprodução Israel Antiquities Authority