Descanso para a alma

Imagem de capa - Descanso para a alma

Jesus disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados, sobrecarregados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que Sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas, porque meu jugo é suave e meu fardo é leve.” (Mateus 11.28-30).

Jugo é uma peça feita de madeira que é usada para unir dois bois, para que andem no mesmo compasso enquanto puxam um arado ou uma carroça. No sentido figurado, a palavra se refere à submissão. Jesus se submetia a Deus, pois Ele veio ao mundo para fazer a Vontade do Pai. E, ao dizer “tomai sobre vós o Meu jugo”, Ele transferia aos Seus discípulos a responsabilidade de serem submissos a Ele assim como Ele estava sendo ao Pai. Em seguida, Ele disse que quem agisse assim encontraria descanso para a alma.

Isso quer dizer, primeiramente, que a pessoa que se diz serva de Jesus possui um jugo leve, tranquilo, mas, se ela diz que é cristã e que seu fardo está pesado, então ela não é serva.

É preciso entender que o Senhor Jesus não dá a um servo um jugo que ele não possa suportar. Se Jesus diz que o fardo deve ser leve, é para que Seus servos permaneçam descansados e não fiquem ansiosos. Caso a pessoa não tenha encontrado ainda descanso para a sua alma é porque ela realmente não conhece Jesus.

imagem do author
Colaborador

Bispo Edir Macedo / Foto: Getty Images