Depressão tem cura? Casos revelam caminhos de superação
Com apoio profissional, emocional e espiritual, é possível vencer o mal do século. Saiba como o projeto "Depressão Tem Cura" tem transformado vidas
Depressão tem cura? A resposta é “sim”.
Milhões de pessoas no mundo enfrentam um sofrimento silencioso todos os dias: a depressão. A boa notícia? Depressão tem cura.
O que é a depressão e por que ela precisa ser levada a sério
A depressão é uma doença mental que causa sentimentos persistentes de tristeza e perda de interesse. É como se a vida fosse “cinza”. Assim, ela afeta a maneira como a pessoa pensa, sente e age a respeito da vida. Pode interferir na rotina diária, no trabalho, no sono, no apetite e na capacidade de aproveitar os momentos de lazer. A depressão é mais do que apenas “sentir-se triste”.
Segundo a psicóloga Camila Galhego:
“Na depressão, o indivíduo vivencia a tristeza de forma permanente. É limitante, porque ele tende a paralisar sua vida em várias áreas, reforçando esse estado emocional”.
Dessa forma, a depressão é considerada uma doença psiquiátrica crônica e recorrente. Ela afeta o humor, o comportamento e a forma como a pessoa percebe a vida.
O estudo “Calendário da Saúde 2024“, da Ipsos, empresa de pesquisa de mercado e opinião pública, monitorou o impacto das ações do Ministério da Saúde sobre o tema. E, com respeito ao Setembro Amarelo, a conclusão é que ansiedade e depressão são pautas muito presentes entre os brasileiros. Quase metade (45%) dos entrevistados afirmaram sofrer de ansiedade – algo mais comum entre mulheres (55%) e jovens de 18 a 24 anos (65%). Já a depressão faz parte da rotina de 19% dos entrevistados. Mas os números podem ser ainda maiores, considerando que nem sempre as pessoas ficam confortáveis em falar sobre o assunto.
Sintomas da depressão: como saber
Primeiramente, é importante considerar que a depressão “diagnosticada” é identificada por profissionais da saúde (como psiquiatras e psicólogos) com base em critérios clínicos. Mas é possível perceber o quadro, de maneira simplista, quando observamos:
- Tristeza constante
- Falta de prazer nas atividades
- Desânimo diário
- Alterações no apetite e no sono
- Isolamento social
- Pensamentos negativos e angústia
- Dificuldade de concentração
Esses sinais mostram que a saúde emocional está fragilizada — e que ajuda urgente é necessária.
Depressão tem cura: conheça o caminho da superação
Com ajuda profissional, suporte emocional e cuidado espiritual, é possível retomar o controle da vida.
Saiba que há um ombro amigo: o grupo “Depressão Tem Cura” (DTC), uma iniciativa da Universal que oferece suporte para quem enfrenta este desafio.
“O projeto Depressão Tem Cura é formado por pessoas que, por meio da fé e da superação pessoal, venceram a depressão. Hoje, essas pessoas utilizam suas experiências para, de forma totalmente gratuita, ajudar milhares de outras a encontrar o caminho da cura. Em todo o Brasil, já somos mais de 19 mil voluntários — agentes do bem que, com dedicação, empatia e preparo, oferecem apoio emocional e espiritual a quem sofre com a dor na alma”, esclarece o site oficial do DTC.
Então, a pessoa que luta contra a depressão não precisa (e nem deve) enfrentá-la sozinha. Com o apoio certo, tudo fica mais fácil. Por isso, a ação do DTC é tão importante. São pessoas que, um dia, viveram na pele esta dor.
Ele venceu a depressão:
Andrigo Rosa enfrentou a depressão após grandes perdas financeiras e dificuldades de se recolocar no mercado. Os sintomas apareceram em sequência:
- Trocava o dia pela noite
- Refugiava-se na comida e no álcool
- Desenvolveu ansiedade e ganhou muito peso
Mesmo tentando reagir sozinho, com medicação e entrevistas de emprego, não conseguia sair do ciclo emocional negativo. Em um momento crítico, sofreu uma crise de pânico logo após uma entrevista de emprego.
“Tentei me acalmar, mas quando ia entrar na sala da diretoria tive uma crise ainda mais forte. Saí correndo. Foi aí que percebi que minha depressão havia evoluído para síndrome do pânico.”
Mas foi através do Depressão Tem Cura que Andrigo encontrou o apoio espiritual e emocional que faltava para sua cura completa.
Assista à história completa no vídeo abaixo:
Como encontrar ajuda contra a depressão:
A saúde mental merece atenção diária e se você ou alguém que ama está sofrendo com os sintomas da depressão, conte com o auxílio do Depressão tem Cura (DTC) que é totalmente gratuito.
O primeiro passo é romper o silêncio.
Assim, caso você precise conversar, marcar um atendimento ou uma visita em sua casa, envie uma mensagem para o WhatsApp: (11) 3573-3662.
Além disso, acesse as redes sociais oficiais do grupo para ver as ações e os eventos realizados: Facebook, Instagram e YouTube.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo