Depressão infantil: o mal do século não escolhe idade

A patologia pode atingir crianças a partir dos cinco anos, aponta pesquisa.

Imagem de capa - Depressão infantil: o mal do século não escolhe idade

Segundo o Instituto Nacional de Excelência em Saúde (National Institute for Health and Care Excellence), do Reino Unido, a depressão infantil pode se iniciar em crianças desde os cinco anos de idade. Pensando nisso, na data em que se comemora o Dia das Crianças no Brasil (12), o programa social Força Jovem Universal (FJU) promoverá uma ação em combate à essa patologia em hospitais, clínicas, orfanatos e comunidades de todo país.

O evento, denominado “Anjos do Riso”, terá o auxílio de 2 mil voluntários em todas as capitais e oferecerá brincadeiras, espaço para leitura com as crianças, entrega de brinquedos e o momento da conscientização e combate a depressão infantil com os adultos. A FJU pretende alcançar 10 mil crianças.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice mundial de crianças de 6 a 12 anos diagnosticadas com depressão passou de 4,5% para 8% na última década.

Para os especialistas, diversos fatores podem desencadear a depressão infantil, entre eles as cobranças excessivas, traumas, lares desequilibrados, separação dos pais, bullying, luto, violência física e/ou emocional e fatores hereditários.

Saiba mais sobre a FJU 

A Força Jovem Universal é um grupo formado por jovens voluntários que tem por objetivo ajudar outros adolescentes sem perspectiva de vida. O programa social está presente em países das Américas, da Europa, da África, da Oceania e da Ásia.

Os voluntários realizam eventos de caráter social sobre bullying, automutilação, depressão e outros temas relacionados à juventude. São realizados também torneios esportivos, competições de música e dança, gincanas e cursos.

Além disso, a FJU também promove campanhas de doação de sangue, ações de solidariedade, faz visitas a hospitais, asilos e orfanatos.

Serviço:

Confira os endereços nas principais capitais do país:

São Paulo

Local: Hospital Infantil Cândido Fontoura

Endereço: Rua Siqueira Bueno, 1757, Belenzinho – São Paulo

Horário: 14h

Rio de Janeiro

Local: Praça no final da rua – Comunidade Coroado
Endereço: Rua Mazzaropi, Rocinha – Rio de Janeiro
Horário: 17h

Minas Gerais

Local: Hospital Regional de Betim – Bloco 15.         Endereço: Avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, 3800 – Jardim Brasília, Betim
Horário: 9h

imagem do author
Colaborador

UNIcom