Depressão duplica entre os brasileiros durante a quarentena, aponta UERJ

Infelizmente, muitas pessoas são vítimas deste problema. Porém, é importante buscar ajuda

Imagem de capa - Depressão duplica entre os brasileiros durante a quarentena, aponta UERJ

Infelizmente, todo o cenário de instabilidade gerado pela pandemia da COVID-19 e da quarentena tem piorado os problemas sociais que já existiam. Entre eles, a depressão e o desejo de suicídio.

Um estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) indicou que a depressão duplicou entre os brasileiros, durante a quarentena. Foram entrevistadas 1.460 pessoas em 23 estados do País. Os casos, que antes eram 4,2%, subiram para 8%.

Só para ilustrar, segundo uma postagem na página “Notícias de SP“, no Facebook, uma policial militar, a Tenente Gabriele Soares Lima, matou o filho de 9 meses e, em seguida, suicidou-se. O caso aconteceu na Vila Medeiros, Zona Norte da capital paulista. O motivo, segundo informou a mãe de Gabriele, teria sido o término de um relacionamento amoroso.

Conforme apurou uma reportagem da Jovem Pan, entre 2017 e 2018, ocorreu um aumento de 84% no número de suicídios de policiais militares.

Leia também: Policial Militar perde batalha para depressão

O que fazer diante da depressão?

Durante a programação “Inteligência e fé“, do dia 8 de maio, o Bispo Renato Cardoso comentou sobre o ocorrido: “Qualquer morte é triste. Suicídio vem com um agravante. Porque a pessoa decidiu que não havia mais esperança e razão para continuar neste mundo. Mas, nós mostramos que há saída para depressão, para os pensamentos de suicídio. É possível você ser curado da depressão. Você que tem a depressão – seja você um policial, um médico, não importa a sua situação -, você não precisa pensar que não tem mais jeito”.

Busque ajuda enquanto há tempo

Portanto, saiba que é importante tomar uma atitude. Para isso, participe dos cultos online que são transmitidos ao vivo pela TV UniversalUniver VídeoRede Aleluia de rádio, pelos canais de televisão 21, CNT e Rede Família, além das redes sociais da Igreja (Facebook Youtube).

Domingo: 7h, 9h30, 15h e 18h.

Segunda-feira: 7h, 10h, 15h, 18h30 e 22h.

Terça a sexta-feira: 10h, 15h e 20h.

Sábado: 7h, 10h, 18h e 19h.

Procure também por uma orientação espiritual, pessoalmente, em uma Universal mais próxima de sua casa (consulte o endereço aqui).

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Getty Images