Depressão: Campanha ofereceu informação e ajuda a quem sofre com a doença

Cientistas alertam para a importância de ações para enfrentar o crescimento dos transtornos mentais

Imagem de capa - Depressão: Campanha ofereceu informação e ajuda a quem sofre com a doença

Na última semana de maio, a campanha Dê uma chance para você levou a 92,1 mil brasileiros a mensagem sobre a importância de dar atenção aos transtornos mentais, como a depressão. Com faixas, folhetos e publicações em redes sociais, a população foi alertada sobre os sintomas dessas doenças e convidadas a desabafar em pontos de atendimento montados em várias cidades.

O Journal of Mental Health, publicação científica sobre saúde mental, divulgou recentemente um alerta sobre a importância da adoção urgente de ações para enfrentar o crescimento acentuado de doenças como ansiedade e depressão.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 264 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo e 8% da população mundial tem sintomas de ansiedade. A situação foi agravada pela pandemia de Covid-19, que interrompeu muitos tratamentos relacionados a problemas de saúde mental.

Durante a campanha, 43,8 mil pessoas foram beneficiadas com apoio emocional, em conversas presenciais com voluntários em tendas instaladas em locais públicos, ou remotamente, por meio de mensagens e pelas redes sociais.

Trabalho necessário
Jefferson Garcia, responsável pela campanha, explica que a ação chegou a indivíduos que estavam a ponto de cometer suicídio. “Quando os voluntários abordam essas pessoas na rua, elas têm uma chance de desabafar. Só pelo fato de conversar, elas já se sentem melhor. É por isso que não podemos parar. É preciso, a cada dia, oferecer um ombro amigo a quem não tem com quem contar.”

A psicóloga Kellen de Souza Fagundes Alves Prado, voluntária da campanha, diz que a pandemia trouxe medo e incertezas à população, o que comprometeu a saúde emocional e mental dos indivíduos.

Para ela, a campanha Dê uma chance a você constrói um cenário favorável para o processo de tratamento dessas pessoas. “Quando nos sentimos amparados, a chance do tratamento dar certo é muito grande”, avalia.

Cerca de 10 mil voluntários participaram da campanha, que aconteceu em cidades de todos os 26 Estados e do Distrito Federal.

A campanha Dê uma chance para você é uma iniciativa da Igreja Universal.

imagem do author
Colaborador

UNICom / Foto: Cedida