“Dentro do presídio, eu caí na real”

Após mais de 10 anos no crime, saiba como Marcio Quintino decidiu mudar de vida

Imagem de capa - “Dentro do presídio, eu caí na real”

A falta de estrutura familiar, de um projeto de vida e de políticas públicas que combatam a desigualdade social, além do aumento do consumo de drogas são alguns fatores apontados por especialistas como motivadores para o envolvimento de adolescentes com o crime.

Dados levantados pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) revelam o perfil do adolescente em conflito com a lei. Cerca de 90% são homens, mais da metade não frequenta a escola, está com idade entre 16 e 18 anos, e é usuário de droga e quase 13% vêm de família que não possui renda.

Marcio Quintino fez parte da estatística de menores infratores. Por causa das dificuldades financeiras que a família vivia, por volta dos 12 anos de idade ele passou a pedir esmolas nos semáforos, e com aquelas poucas gorjetas ajudava seus pais a sustentar os outros nove irmãos.

Logo, o tráfico de drogas lhe foi apresentado como uma oportunidade de ganhar dinheiro, e com ele, os assaltos. Em uma das ações, Marcio foi baleado e gravemente ferido. Contudo isso não o parou, pois mesmo após meses de internação no hospital, ele voltou à prática do crime, onde se envolveu ainda mais, e inclusive, chegou a gerenciar pontos de droga.

Leia mais:

Entrelinhas: Marcas do passado

Entrelinhas: Vida de aparência

Mas toda escolha tem uma consequência. Durante uma ação policial, Marcio – que estava reunido com outros criminosos – foi preso. E na prisão viveu seus piores momentos.

“Dentro do presídio, eu caí na real”, conta.

Condenado a cinco anos de detenção, totalmente desacreditado e sem nenhuma perspectiva, ele viu que precisava de ajuda se quisesse mudar de vida.

Conheça essa história de transformação de vida, exibida no programa Entrelinhas que foi ao ar no último domingo, 10 de fevereiro, pelo Univer Vídeo e pelo Facebook. Apresentado pelo Bispo Renato Cardoso, e sua esposa Cristiane Cardoso, que além da presença de Marcio e sua esposa Maiara, contou com a participação de representantes do grupo Universal nos Presídios (UNP), Claudio Roberto e Luiz Silva, trabalho pelo qual Marcio foi alcançado.

Assista no vídeo abaixo o programa na íntegra:

 

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Divulgação