“Demorou muito tempo para eu admitir para mim mesmo que eu era alcoólatra”, diz Ben Affleck

Ator confessa que o alcoolismo aumentou durante os filmes do Batman

Imagem de capa - “Demorou muito tempo para eu admitir para mim mesmo que eu era alcoólatra”, diz Ben Affleck

O maior super-herói de todos os tempos, mas sem força o bastante para lidar com as críticas. Assim o ator Ben Affleck se sentia durante o período em que interpretou o Batman nos cinemas (2013-2019). De acordo com Affleck, ele precisou abandonar o papel para não morrer de tanto beber.

Ben Affleck tem um longo histórico de alcoolismo, tendo se internado na reabilitação pela primeira vez em 2001. Depois disso, foram mais dois retiros. Em sua família também há problemas: o pai e o irmão (o também ator Casey Affleck) foram alcoólatras. Ademais, a bebida levou sua mãe ao suicídio aos 46 anos de idade.

Tudo isso influenciou o abuso de álcool por parte de Ben Affleck. E o alcoolismo se intensificou quando a vida matrimonial e a vida profissional foram abaladas.

batman

“Demorou muito tempo para eu admitir para mim mesmo que eu era alcoólatra”, confessou o ator ao jornal The New York Times, no último dia 18.

De acordo com o astro, as críticas em relação a seu trabalho em Batman o fizeram beber a ponto de a equipe produtora entender que ele poderia se matar com o álcool se prosseguisse com esses filmes.

“Eu sou uma dessas pessoas que têm comportamentos compulsivos, que têm esse desconforto o tempo todo e estão sempre tentando fazê-lo desaparecer”, contou o ator. “Você está tentando se sentir melhor comendo ou bebendo ou praticando sexo ou apostando ou comprando ou qualquer outro vício. Mas, no fim, isso te faz se sentir ainda pior. Então, você abusa ainda mais para fazer aquele desconforto ir embora. E aí realmente dói. Isso se torna um ciclo vicioso que você não pode quebrar. Pelo menos foi isso o que aconteceu comigo”.

Internado mais de dez vezes

Quem também pensou que não poderia quebrar esse ciclo vicioso foi Sérgio. Dependente de álcool – e também de maconha e cocaína – ele se sentia melhor entre moradores de rua do que dentro de sua própria casa. Para ele, a felicidade era estar bêbado.

A situação era tão grave que, durante oito anos, ele dormiu mais nas calçadas do que em sua cama. Eram frequentes as buscas realizadas pela família e as tentativas de internação em clínicas de reabilitação. Todavia, nenhuma das 10 rehabs realizadas o libertaram do vício.

Assista ao vídeo abaixo e saiba como Sérgio pôde, finalmente, mudar sua vida:

Por que o vício aparece e como se libertar

Durante o podcast Escola do Amor responde, o Bispo Renato Cardoso explicou que todo e qualquer vício é um problema espiritual. Ele pode surgir por diversos motivos, mas a raiz do problema está sempre no espírito:

“Algumas pessoas, para lidar com o sucesso, acabam caindo no vício. Porque o espírito delas não tem estrutura para lidar com o sucesso. Com a atenção e o dinheiro e a vida que o sucesso traz. Outros correm para os vícios para uma forma de apoio para lidar com os problemas que estão vivendo. Isso acontece quando a pessoa não tem a estrutura espiritual para lidar seja com o sucesso, problemas dificuldades ou até mesmo vitórias, êxitos na vida”.

De acordo com ele, quando o espírito está fraco, a pessoa busca “qualquer coisa que traz um suposto prazer ou alívio temporário, um escape. Ela usa aquilo como um refúgio”.

É exatamente como Ben Affleck descreve seu vício: na impossibilidade de lidar com um problema, recorreu ao vício. O alívio temporário, cada vez mais temporário, o fez aumentar o consumo. O que causou mais dor.

A solução que o ator e outros dependentes buscam no vício, está, na verdade, no fortalecimento do espírito. Um espírito forte o bastante para enfrentar os problemas não precisa recorrer a qualquer tipo de vício. E essa força é proveniente apenas do Espírito Santo.

A Universal realiza o Tratamento Para a Cura dos Vícios justamente com o objetivo de auxiliar dependentes a utilizarem a fé para fortalecerem seus espíritos e vencerem o vício. Para saber onde participar, clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Imagens: Reprodução Instragram @benaffleck e Facebook @benaffleck