Deixe de ser cabeça dura

Entenda por que ser teimoso é uma atitude equivocada e pratique a sabedoria de Deus em sua vida

Imagem de capa - Deixe de ser cabeça dura

A teimosia é, sem dúvida, um dos traços mais prejudiciais do comportamento masculino. Muitos confundem esse defeito com persistência, acreditando que insistir em determinados posicionamentos e atitudes sempre é sinal de força. Contudo, enquanto o teimoso segue fazendo tudo do seu jeito, convicto de que está certo, mesmo quando os resultados mostram o contrário, o homem perseverante é determinado, mas sabe ouvir, ponderar e mudar quando necessário.

Verdadeiro responsável

Quantos relacionamentos, amizades e carreiras são destruídos por atitudes teimosas? Alguns homens chegam a mentir para a esposa e, ao serem confrontados, criam histórias ainda absurdas para sustentar suas ações. Mesmo diante das consequências, culpam os outros – e até Deus – por sua situação, sem reconhecer que são os verdadeiros responsáveis por seus próprios infortúnios e sem perceber a importância de Deus para suas vidas.

Não seja como a mula

A Bíblia aborda esse tema em diversas passagens. No Antigo Testamento, por exemplo, o livro de Êxodo mostra como o faraó era notoriamente teimoso e não arredava o pé para libertar o povo judeu da escravidão. E, todos nós, sabemos qual foi o resultado: sua teimosia custou a vida do seu primogênito (Êxodo 12:29).

No livro de Salmos, referindo-se a teimosia, o rei Davi faz uma dura comparação: “Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti” (Salmos 32:9).

Obediência voluntária

Sobre isso, o Bispo Edir Macedo faz a seguinte análise na Bíblia Fiel e Comentada: “Deus instrui amorosa e pacientemente como um pai que aconselha o filho inúmeras vezes na tentativa de impedir que ele sofra. Mas, por ser obstinado em errar, esse se coloca na condição de sofredor. O cavalo e a mula obedecem aos seus donos forçadamente por causa do cabresto. No entanto, não é isso o que o Altíssimo almeja ao ser humano. Ao contrário, a obediência que Ele deseja é espontânea e praticada com prazer e alegria”.

Mudança duradoura

Dessa forma, fica claro que há uma grande diferença entre ser teimoso e ser perseverante. Porém, mais importante ainda é que o ser humano compreenda que precisa se conectar com Deus para agir com sabedoria e firmeza, e não com a obstinação que tantas vezes o define. Sem essa conexão, a teimosia o leva ao isolamento e à repetição de erros. Mude agora para evitar sofrimento, mas faça isso com Deus ao seu lado, pois só assim a mudança será duradoura.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: SIphotography/getty images