“Dei carona para uma garota de programa e minha esposa descobriu”

Imagem de capa - “Dei carona para uma garota de programa e minha esposa descobriu”

Quais limites um homem casado deve respeitar para manter intacta a confiança da esposa? Em uma das edições do programa Escola do Amor Responde, o aluno Daniel contou que a esposa dele pediu a separação depois que descobriu que ele deu carona para uma garota de programa.

Eles estão casados há 11 anos e têm quatro filhos. Ele explicou que já foi infiel no passado, mas, naquela época, o casal decidiu manter a relação por causa dos filhos. Agora, entretanto, a companheira disse que não o ama mais e que quer o divórcio. Ele perguntou aos professores Renato e Cristiane Cardoso se existe algo que ele possa fazer para mudar essa situação. Daniel comentou que é apaixonado por ela.

DANIEL – Sou do Rio de Janeiro, estou casado há 11 anos e tenho quatro filhos. Fui infiel nos primeiros seis anos do nosso relacionamento e minha esposa descobriu. Nós mantivemos nossa relação por conta dos nossos filhos e ela sempre deixou isso bem claro. De lá para cá, eu nunca mais a traí, mas dei carona para uma garota de programa e minha esposa descobriu. Agora, ela diz que quer a separação e que não me ama mais. O que posso fazer para evitar a separação? Sou muito apaixonado por ela.

RENATO – O problema é a falta de confiança que você passa para a sua esposa. E, mesmo depois de ter supostamente parado de traí-la, você ainda deu carona para uma garota de programa. Embora não tenha ocorrido nada, a sua atitude confirmou na cabeça dela que ela não pode confiar em você.

CRISTIANE – Se você deu carona para uma garota de programa, isso quer dizer que você estava conversando com ela, que você a conheceu e que você está com esse tipo de amizade. Você quer reconstruir a confiança no seu casamento, mas toma atitudes que deixam sua esposa insegura. Para reconstruir a confiança perdida, uma pessoa precisa fazer agir corretamente e deixar certas amizades e atitudes que dão a entender que ela está cometendo os mesmos erros de antes. Porém, infelizmente, muitas pessoas querem manter os mesmos hábitos que as levaram a errar. As pessoas não querem fazer as mudanças radicais, mas que são necessárias, como compartilhar a senha do celular com o cônjuge ou sair das redes sociais.

RENATO – Daniel, se você quer restaurar o seu casamento, a pergunta que tem que ocupar a sua mente é: “como eu posso me tornar um homem em quem a minha esposa possa voltar a confiar?” Ao pensar na resposta a esta pergunta, você vai desenhar na sua mente o tipo de homem que é confiável. E que homem é esse? Em primeiro lugar, esse homem deve ser transparente. Pessoas que guardam segredinhos, que não dizem para onde vão, por exemplo, estão sempre cheias de buracos e dão informações que não batem, são muito difíceis de confiar. Mas, se ainda tiver sujeira na sua vida, será difícil que você seja transparente.

CRISTIANE – É por isso que quem tem problemas precisa resolvê-los. Quem tem problemas com vício em sexo ou em alguma substância, por exemplo, deve superá-lo, pois, caso contrário, não conseguirá ser transparente ou terá de pedir desculpas todo dia pelo que faz.

RENATO – A segunda postura que você adotar é fugir do mal. Se você tem amigos e redes sociais que o influenciam negativamente, evite-os. Se você frequenta certos ambientes que comprometem a sua integridade e a sua imagem, fuja deles. Com essas atitudes, você construirá uma nova história com a sua esposa. Mas não espere que ela volte a confiar em você em pouco tempo, pois ela vai observá-lo para saber se você vai manter a mudança. Além disso, você provavelmente vai precisar de ajuda durante essa jornada. Para isso, busque as palestras da Terapia do Amor, que ocorrem às quintas-feiras, na Universal.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: standret/getty images