De quem é a culpa dos seus erros?

Nem sempre o diabo é o autor dos seus problemas. É preciso assumir as consequências dos próprios atos

Imagem de capa - De quem  é a culpa dos seus erros?

Quando algum problema acontece na sua vida, você reflete sobre a origem dele? Ou, sem titubear, você culpa o diabo por todos os percalços pelos quais está passando e se exime de qualquer responsabilidade?

Muitos cristãos têm a tendência de dizer que toda circunstância ruim é causada “pelo diabo”. Contudo, ele não é culpado por todos os problemas que sobrevêm à nossa vida.

Ocorre que é mais fácil falar que um problema financeiro foi colocado pelo diabo do que admitir que se gasta mais do que se ganha. Ou mais fácil culpá-lo pela crise no casamento do que se responsabilizar por não respeitar o cônjuge. Ou ainda dizer que ele está enfraquecendo a vida espiritual, quando é a própria pessoa que não procura meditar na Bíblia, orar e jejuar, por exemplo.

Isso não quer dizer que o diabo não esteja por trás de inúmeras situações. Ao contrário, na Bíblia está escrito que ele veio “para matar, roubar e destruir” (João 10.10). Mas é preciso ter consciência de que muitos problemas que uma pessoa enfrenta podem ter sido criados por ela mesma por meio de infrações a uma lei, a um princípio ou à Palavra de Deus.

Por exemplo: se você ultrapassa o limite de velocidade permitida em uma via, terá de pagar uma multa, porque infringiu a lei. Se cometeu um adultério, sofrerá consequências, entre elas uma possível separação, porque errou com a pessoa e também com a Palavra de Deus. Ou seja, todo erro tem uma consequência.

A Palavra de Deus diz que “tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6.7). Então, se tiver atitudes erradas que contribuam para uma circunstância negativa, provavelmente ela irá acontecer. O diabo, nesses casos, não será o culpado.

Veja o exemplo de Adão e Eva. Quando Deus criou-os e colocou-os no Jardim do Éden, eles tinham total controle de suas vidas, mas desobedeceram a Palavra de Deus ao dar ouvidos à voz do diabo e, em razão disso, foram expulsos de lá.

A causa da queda do homem, nesse caso, não foi o diabo, mas a desobediência. Adão até tentou culpar Eva por sua queda, que foi a primeira a dar ouvidos ao diabo. Entretanto, isso não livrou os dois das consequências.

A brecha para o mal

Existem situações em que o diabo usa o erro cometido pela pessoa para prejudicá-la ainda mais. A Bíblia diz que ele anda ao nosso derredor, atento para se infiltrar em nossa vida. Por isso, é preciso ser sensato em tudo o que se faz. “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5.8).

O bispo Júlio Freitas, em seu blog, escreveu como os erros e pecados são a porta de entrada do diabo. “Ele anda ao nosso redor, sempre a tramar, sempre em busca de uma oportunidade de nos tentar para então poder acusar-nos. E quando é que o diabo consegue o seu objetivo? Quando erramos. Quando negamos o perdão a quem temos que perdoar. Quando negamos fidelidade a quem devemos ser fiéis. Quando negamos a verdade a quem devemos a verdade. Quando negamos a nossa fé inteligente a Deus se o que devemos fazer é assumi-la. Mas se você escolher agradar a Deus, tê-Lo-á por Amigo. E ainda que tenha o mundo por inimigo, você vencerá”, apontou.

Há pessoas que caem em tentação dizendo que a “carne é fraca”, mas o argumento da fraqueza não justifica o pecado. “Se você não anda firme no caminho da justiça, então é porque não está definido. Se você não está definido, então, é porque lhe falta fidelidade, andar de mãos dadas com Deus. Porque quem anda de mãos dadas com Deus, anda firme”, justificou o bispo.

Você errou?

Muitos cristãos não assumem a responsabilidade de seus erros porque têm medo das consequências. Mas se os admitem e confessam para Deus o que fizeram, ficarão livre deles, assim como aconteceu com Davi.
Ele cometeu adultério e homicídio, mas assumiu seu erro. “Davi reconheceu, confessou e Deus o perdoou e o resgatou, deixando para nós um exemplo a seguir. Você errou, caiu em pecado? Então, caia de joelhos diante de Deus, confesse o seu pecado e verá se Jesus não te levanta. Quem ficará caído será o diabo. Agora, se você cai e permanece caído, então, é porque você não caiu diante de Deus”, avalia o bispo Júlio.

Deus é justo e quer que você amadureça, mantendo-se sempre obediente a Ele. Não fique culpando o diabo por tudo que o que acontece de ruim a você. Avalie o que é consequência de seus atos, corrija-os e siga em frente.

Na párabola das dez virgens, apenas 5 valorizaram o encontro com o Noivo, que é Jesus. Por isso, essa reunião será para aqueles que estão interessados em se tornar a fonte de Deus neste mundo, para ter a Água da Vida fluindo do seu interior. Se prepare espiritualmente e participe. Os horários das reuniões podem variar de um lugar a outro. Clique aqui e encontre uma Universal mais próxima de você para participar.

imagem do author
Colaborador

Por Janaina Medeiros / Fotos: Fotolia