Davi, Bateseba e o espectador diante do pecado

A sétima temporada de Reis, intitulada O Pecado, retrata não apenas a queda do rei mais conhecido da história, mas também como começam e as consequências das nossas próprias inclinações

Imagem de capa - Davi, Bateseba e o espectador diante do pecado

Curiosamente, o homem segundo o coração de Deus não foi perfeito e a Própria Palavra de Deus não esconde a dor e os passos de quem sucumbiu ao erro. No livro de 2 Samuel conhecemos a história do rei Davi, que inclui vitórias, escolhas, erros e tragédias e que expõe, além dos dilemas, muito da nossa humanidade. Será agora, na sétima temporada da série Reis, da Record TV, intitulada O Pecado, que aprenderemos com o episódio que sentencia o que acontecerá com Davi posteriormente: afinal, o adultério, a omissão de um erro e a morte premeditada de Urias geraram consequências que fizeram parte dos alertas dados pelo profeta Natan, inclusive sobre a perda de um inocente – cena previamente exibida ao público. Trazer esse episódio às telas logo no primeiro capítulo, contudo, coloca o espectador diante da gênese da concepção do pecado, aquele que, muitas vezes, ganha fôlego simplesmente porque foi tolerado. Ser conivente com ele ou sufocá-lo, portanto, é algo de cunho individual.

Nas entrelinhas de um erro, porém, há lições para que não seja repetido, tampouco seja necessário conviver com suas consequências. Quanto à postura de Davi, em entrevista exclusiva à Folha Universal, Cristiane Cardoso, autora da série, observa que a Bíblia faz questão de mencionar que ele deixou de ir para a guerra em uma época em que essa era uma missão dos reis e que “deixou de fazer o que era esperado dele”. Ela afirmou ainda que “isso é mais comum do que imaginamos. A pessoa começa a achar que já fez muito, que pode se dar o direito de descansar e de deixar de se esforçar tanto”. Cristiane ainda pondera que o pecado não se instalou de um dia para o outro: “Davi, provavelmente, já trocava olhares com Bateseba e quando a viu tomando banho perguntou o nome dela para seu servo como se não soubesse quem ela era! Estranho, não? O servo, então, faz questão de dizer de quem ela é filha e esposa (2 Samuel 11.2), mas nem assim Davi se detém”.

O CENÁRIO
Quanto à Bateseba, declara a autora, ela “não só fazia parte do círculo de Davi como também o via sempre”. Além disso, ao escolher tomar banho em um horário nada comum para a época, ela ajudou a desenhar o cenário do pecado, pois “sabia que (Davi) ia sempre ao terraço e que seria possível que a visse. Será que ele seria capaz de forçar a esposa de um de seus valentes a se deitar com ele ou, talvez – o que é bem provável–, ele a chamou e ela simplesmente aceitou? Assim, entender que Bateseba não apenas foi capaz de trair Urias, seu marido, como enganá-lo – mesmo ele sendo um homem exemplar –, ajudou a construir a personagem a que a Bíblia não dá tantos detalhes. “Foi assim que chegamos a toda a sua história contada na Bíblia. Pessoas quebradas tendem a prejudicar relacionamentos, a quebrar promessas e até a comprometer a própria reputação”, expõe Cristiane.

REFLEXÕES
É pertinente que ao acompanharmos essa história busquemos culpados, especialmente por estarmos na posição de espectador. Contudo Cristiane observa que “o ser humano tem a tendência de querer o que não tem, cobiçar o que é dos outros e a se deixar levar pelo momento. Quem mais errou foi Davi. Eu não tenho nenhuma dúvida quanto a isso, pois ele tinha que ter desviado o olhar e ido para a guerra. Bateseba, porém, contribuiu para que o pecado fosse cometido, tanto por ter tomado banho de dia quanto pelo fato de não ter dito não a Davi. A raiva e a dor que sentiremos nessta sétima temporada não servirão para nada se não tirarmos lições para nossa própria vida para não cairmos nos mesmos erros.”

RECOMEÇOS
Ao longo da temporada, Cristiane enfatiza que veremos uma Bateseba arrependida por causa do preço que pagará pelos seus atos. “A Bíblia diz que Davi a consolou e ela gerou mais quatro filhos com ele. Para mim, isso é sinal de reconciliação na vida a dois e também com Deus”, diz. Davi, por sua vez, se reerguerá da dor. “A Bíblia descreve muito bem que isso ocorreu porque ele foi sincero, se arrependeu, tomou para si toda a culpa e a assumiu diante de Deus e de todo Israel e também deixou para nós, milhares de anos depois, sua história para ajudar a muitos a não cometerem os mesmos erros e a outros tantos a sair deles”. Cristiane ainda destaca que “o pecado é cruel, não vale a pena e traz consequências amargas que começam no interior do pecador e é só se arrependendo e confessando-o que é possível se reerguer, superar a vergonha e ter paz”.

Não perca os próximos capítulos da série Reis, exibida de segunda a sexta-feira, às 21h, na Record TV, e na plataforma de streaming Univer Vídeo.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Fotos: Blad Meneguel