Curso gratuito ajuda vítimas de violência a recomeçar

Mulheres aprendem ofício de design de sobrancelhas em abrigo

Imagem de capa - Curso gratuito ajuda vítimas de violência a recomeçar

Na tarde da última quinta-feira (10), o Movimento Sócio Abrigo (MSA) ofereceu um curso de design de sobrancelhas, gratuitamente, para mulheres acolhidas em um abrigo localizado na Bela Vista, região central de São Paulo.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado, a violência contra a mulher aumentou no último ano. Dentre as entrevistadas, 68% das brasileiras conhecem uma ou mais mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar, enquanto 27% declararam já ter sofrido algum tipo de agressão por um homem.

O curso de design de sobrancelhas faz parte da ação “Nós Acreditamos no Recomeço”, que além de proporcionar às mulheres a oportunidade de aprender um ofício novo, as motivou a buscar a independência financeira por meio do empreendedorismo.

Com 6 horas de duração, o curso abordou temas como biossegurança, ficha anamnese, alergias, mapeamento na linha, remoção com cera e pinças, preparo correto de hennas, recrutamento de clientes, prática em modelos e técnicas como ombré shadow e efeito ombré.

As participantes ganharam apostilas, materiais e um certificado na conclusão do curso.

Recomeço 

“Marcadas por traumas e frustrações passadas, a maioria das mulheres chegam no abrigo como vítimas de violência sexual pelos próprios maridos, doentes, machucadas. Algumas vêm de outro país com a esperança de um futuro melhor, porém não têm lugar para morar e acabam ficando no abrigo”, explica Ulisses Gomes, responsável pelo programa social no país.

“Através desses cursos elas encontram a esperança de um futuro melhor, podendo assim alcançar espaço no mercado de trabalho. Mostramos a elas que são capazes de reconstruir suas vidas.”

Criado em abril de 2019, o MSA é uma iniciativa do programa social Universal Socioeducativo, mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus. Além de amparar mulheres vítimas de violência, também ajuda na inclusão social de crianças e adolescentes em situação de acolhimento em todo o Brasil. Em 2021, as ações do grupo beneficiaram 20.219 pessoas.

imagem do author
Colaborador

UNIcom