Curso ensina mulher a identificar possível agressor no início do relacionamento

Nos últimos 12 meses, 1,6 milhão de mulheres foram espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento no Brasil.

Imagem de capa - Curso ensina mulher a identificar possível agressor no início do relacionamento

Segundo levantamento do Datafolha deste ano, encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), nos últimos 12 meses, 1,6 milhão de mulheres foram espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento no Brasil. Mais da metade delas (52%) não denunciou o agressor ou procurou ajuda.

Para ajudar as mulheres a descobrirem se estão em um relacionamento abusivo, ou para auxiliar aquelas que necessitam de orientação para denunciar o atual agressor, o Projeto Raabe – programa social que presta apoio a vítimas de violência doméstica – iniciará o “Curso do Autoconhecimento” e oferecerá atendimento individual, no dia 3/12.

raabeO curso é gratuito e acontece em todo o Brasil.  Em São Paulo, ele será realizado no 10º andar do Templo de Salomão, no bairro do Brás. As inscrições serão realizadas no 1º dia de aula. Para demais localidades clique aqui.

Nos atendimentos, as voluntárias oferecem apoio psicológico, emocional e jurídico. Além disso, o grupo também busca ajudar as vítimas em locais estratégicos, como delegacias da Mulher, presídios e centros de acolhimento.

Reconhecendo o agressor

Para a responsável pelo Raabe, Fernanda Lellis, é possível reconhecer um possível agressor, já no início de uma relação. “A maioria deles têm características semelhantes, como, por exemplo, o ciúme possessivo. Normalmente, ele inicia o abuso controlando com quem a companheira conversa, a forma que se veste”, explicou.

“O mais preocupante é que a maioria das mulheres não enxerga essas atitudes iniciais do companheiro como um problema, e sim, como uma maneira ‘protetiva’. Mas, a longo prazo, essa permissividade dará outras aberturas para o agressor se manifestar, como a agressão verbal e física”, alertou Fernanda.

Serviço:

Local: Templo de Salomão – Av: Celso Garcia, 605 – 10º andar.

Data: 3/12

Horário: 19h

imagem do author
Colaborador

UNIcom