Curso de mecânica de motos auxilia na reinserção social de presos em Jundiaí (SP) 

Evento de formatura beneficiou 1.300 pessoas com serviços gratuitos e doações

Imagem de capa - Curso de mecânica de motos auxilia na reinserção social de presos em Jundiaí (SP) 

A Universal nos Presídios (UNP) realizou na manhã desta terça-feira (27) a formatura do curso “Mecânico de Motos”, destinado aos detentos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Jundiaí, em São Paulo. O evento contou, ainda, com oferecimento de serviços gratuitos e distribuição de donativos para a população carcerária.  

Durante a cerimônia, aconteceu a formatura de 17 presidiários – vestidos a caráter – que concluíram o curso e puderam contar com a presença de seus familiares para celebrar essa conquista. Os formandos foram presenteados com uma maleta de ferramentas para auxiliar no novo ofício.  

Através do projeto “Mecanismo de Ressocialização”, a UNP ofereceu a formação profissional para os detentos com o objetivo de dar a eles uma forma de ter uma fonte de renda para o retorno ao convívio em sociedade.  

Segundo o responsável pela UNP, Clodoaldo Rocha, os detentos sabem que encontrarão dificuldades ao retornar ao mercado de trabalho se não tiverem um ofício. “Ações como essa proporcionam a oportunidade de uma profissão para que a pessoa possa sustentar a si mesma e à família, além de melhorar a autoestima dos participantes”.  

O evento beneficiou não somente os formandos, mas também toda a população carcerária do CDP de Jundiaí. Cerca de 1.300 pessoas – entre presos e familiares – foram assistidas com a doação de kits de higiene pessoal, livros, café da manhã e atendimentos gratuitos nas áreas da saúde, beleza e jurídica.  

”Devido às ações que praticaram no passado, [os detentos] sofrem com o desprezo da sociedade. Nós, da UNP, vamos lá e oferecemos um voto de confiança, acreditamos neles e isso ajuda na ressocialização de cada um”, comenta a voluntária Marleide Alves, de 42 anos.  

Mantida pela Igreja Universal do Reino de Deus, a UNP está presente em todo Brasil e atua ativamente pela ressocialização de presos. Somente em 2022, 709.880 pessoas foram beneficiadas através das ações realizadas pelo programa social.  

 

imagem do author
Colaborador

UNIcom