Curso de inglês gratuito ajuda jovens a crescer profissionalmente  

Pesquisa aponta que o Brasil ocupa apenas o 53º lugar em domínio do idioma  

Imagem de capa - Curso de inglês gratuito ajuda jovens a crescer profissionalmente  

O Índice de Proficiência em Inglês (EPI) elaborado pela EF Education First, especializada em educação internacional, apontou na edição de 2020 que o Brasil ocupa o 53° lugar dentre os 100 países avaliados.

Com o apoio do programa social Força Jovem Universal (FJU), jovens do Brasil, Chile, Madagascar e Portugal têm acesso a cursos gratuitos de inglês. As aulas são promovidas pelo projeto FJU Universitários (FJUni), que visa incentivar os jovens no âmbito acadêmico e profissional. Atualmente, mais de 700 alunos estão inscritos nos quatro países. As aulas presenciais observam a restrição da quantidade de alunos e também é ofertada a opção por videoconferência.

O curso tem duração de 3 meses. Com início no mês de setembro, as aulas irão até novembro — uma nova turma será formada em 2022. Em algumas localidades, os alunos são separados pelos diferentes níveis de conhecimento do idioma, para melhor aproveitamento no aprendizado.

Os professores voluntários exercem outras profissões, mas transferem seu avançado conhecimento e domínio sobre o inglês através de materiais de apoio e dinâmicas, para melhor fixação do conteúdo.

A assistente de inventários e controle de estoque Cátia Vanessa Coelho Ferreira, de 28 anos, relata que o curso oferecido pelo FJUni ajudou em seu trabalho. “Lido com profissionais de outros países, e o inglês é a língua de comunicação mais comum. No início, foi um pouco complicado para conciliar com a rotina que eu já tinha, mas com dedicação consegui”. 

Geração bilíngue  

Cerca de 900 milhões de pessoas não nativas falam inglês no mundo. O idioma também tem se tornado um pré-requisito para diversos empregos e no crescimento profissional.

Para os iniciantes, o professor voluntário Nelson Alejandro Mendoza Rodriguez avalia que “a melhor metodologia é ensiná-los do zero, a fim de obter uma boa base e ensinar tópicos mais aprofundados gradualmente. O ideal é começar pelo necessário, como cumprimentar, comunicar-se com outras pessoas e elaborar frases em inglês. Usamos material de apoio, guias para cada tópico explicado, exercícios práticos, vídeos e dinâmicas”, explica o auditor contábil.

Luke Castro, responsável pelo FJUni do Brasil ressalta sobre a relevância do idioma e os benefícios das aulas presenciais. “O inglês é praticamente uma língua universal. Existe a necessidade das pessoas aprenderem a língua, e o Brasil ainda fica muito atrás neste quesito. Às vezes, o que dificulta muito é o fato da pessoa ter que pagar por um bom curso”.

“Apesar de existir a facilidade de acesso a cursos online, a nossa proposta com uma sala, um professor e uma turma, serve de incentivo para ele ter mais foco e compromisso com as aulas”, conclui.

Além do curso de inglês, o projeto FJU Universitários promove conhecimento de outros idiomas como espanhol, francês, alemão, hebraico e coreano. A FJU é mantida pela Igreja Universal do Reino de Deus.

Agenda: Curso de Inglês

Brasil
Os cursos funcionam periodicamente, para mais informações localize aqui o polo FJU mais próximo.

Chile 

Sábado

Horário: 15h

Endereço: Avenida Libertador Bernardo O’Higgins 2558, Santiago, Región Metropolitana
Portugal 

Quinta-feira
Horário: 18h30

Endereço: Rua Doutor José Espírito Santo,Chelas – Lisboa – aula presencial e por videoconferência.

Madagascar 

Quarta-feira e Sábado

Horário: 14h às 16h — 8h às 10h

Endereço: Rua 149 Randrianadriamampandry – Antanimena

imagem do author
Colaborador

Unicom