Curso de costura ajuda idosos a conquistar renda própria

Iniciantes aprendem a costurar e modelar em São Paulo

Imagem de capa - Curso de costura ajuda idosos a conquistar renda própria

O programa social Calebe, através do “Projeto Artes – Costura e Modelagem”, ensina pessoas com mais de 50 anos a costurar gratuitamente. Voltado para iniciantes, o curso que tem ajudado os idosos aumentarem a renda está com inscrições abertas para as aulas que terão início em novembro, na cidade de São Paulo.

A coordenadora da turma de Costura do grupo no Templo de Salomão, Maria Trajano Santos, conta que os alunos se sentem mais capazes após o curso. “Além de ser um exercício para a mente, aumenta a autoestima por aprender algo que pode até ajudar na renda familiar”, explica.

Dados apurados pela Serasa Experian em julho de 2018, apontam que os idosos brasileiros que não conseguem pagar suas contas em dia somam 8,8 milhões de pessoas – o que representa um aumento de 10%, comparado à pesquisa realizada no ano passado.

Enedina Aparecida de Almeida, 55 anos, concluiu as aulas em setembro. Ela conta que se interessou pelo curso pois estava desempregada, desanimada e tinha a esperança de “entrar em um lugar para costurar ou trabalhar em casa, algo que gerasse uma renda”.

Antes do término do curso, ela foi a uma empresa participar de um processo seletivo e foi aprovada. Enedina comemora o recebimento do primeiro salário e diz que pretende fazer outros cursos que o Calebe oferece. “Foi muito bom esse curso na minha vida”, declara.

O curso tem a duração de três meses com três aulas semanais, e a turma é dividida em corte e costura, cada turma tem 5 e 4 alunas respectivamente. Nas aulas é ensinado o manuseio da máquina, costura reta, corte, tirar medida e modelagem.

Os participantes recebem um certificado de conclusão.

As inscrições para a próxima turma já estão abertas e podem ser feitas na central do Calebe, no Templo de Salomão. As aulas têm previsão para iniciarem em novembro deste ano. 

Saiba mais sobre o Calebe

O programa social Calebe foi criado no Texas, nos Estados Unidos, em 2009, pelo Bispo Renato Cardoso e, em setembro de 2012, chegou ao Brasil. Atualmente, está em cerca de 70 países.

O objetivo do Calebe é proporcionar mais qualidade de vida à terceira idade, por intermédio de interação social, cursos, passeios e atividades físicas. O grupo visita asilos, hospitais e residências e seus membros desenvolvem ações de entretenimento, saúde, beleza, orientações sociais, jurídicas e apoio psicológico. São realizadas também palestras, atividades físicas e cursos, de forma regular e gratuita.

Em 2017, aproximadamente 20 mil voluntários atenderam 1.965.933 pessoas.

Serviço:

Data prevista: 12/11/2018

Local: Rua Dr. Carlos Botelho, 427 – Brás, São Paulo – SP

imagem do author
Colaborador

Unicom