Culpar o outro não resolve o problema

Renato e Cristiane Cardoso ensinam como lidar com as frustrações da vida

No Programa “The Love School – A Escola do Amor” exibido no último sábado (4), os apresentadores Renato e Cristiane Cardoso trouxeram a história do casal Sérgio e Caroline para mostrar como o hábito de responsabilizar o parceiro pelos seus fracassos é nocivo ao relacionamento.

Por que é importante:

Renato destaca que muitos cônjuges culpam o outro pelos seus problemas e fracassos e, ao agirem assim, se colocam na posição de vítimas e, portanto, impotentes diante dos problemas.

Como lidar com as frustrações:

De acordo com o apresentador, há duas formas de lidar com as frustrações e os problemas da vida:

  • Uma delas é tomar para si a responsabilidade, enfrentar e dizer: “a vida é dura, eu tenho que ir para cima, não adianta eu ficar aqui reclamando”.
  • A outra forma é jogar a responsabilidade para os outros e se fazer de vítima. É aí que muitas pessoas entram em depressão, vícios e desistem da vida.
Um exercício inútil:

Os apresentadores destacam ainda que culpar o outro é um exercício inútil, porque não resolve a situação. Pelo contrário, todas as vezes que você coloca a responsabilidade da sua vida sobre a outra pessoa você se torna impotente, não tem como você fazer nada, porque você fica na dependência daquela pessoa fazer algo por você.

  • As pessoas que vivem assim são eternas vítimas. Não fazem o que precisa ser feito para mudar a situação.
  • Culpar terceiros pelos seus problemas é uma forma improdutiva de viver a vida.
Terceirizar a culpa leva você a dois lugares:

1 – Solidão: Porque ninguém aguenta ficar do lado de alguém que não vê os próprios erros, que fica só reclamando da vida, se lamentando e culpando os outros.

 2 – Fracasso:  Porque ninguém vence na vida se não puxar para si a responsabilidade do próprio sucesso. Se você está esperando alcançar sucesso na vida pela ajuda de outras pessoas, você não vai chegar a lugar nenhum.

Era o que acontecia com o casal Sérgio e Caroline. Sérgio era extremamente orgulhoso e culpava a esposa por tudo de ruim que lhe acontecia. Caroline por usa vez, se considerava uma mulher independente, empoderada, superior ao marido e, por isso, o menosprezava. Foram 5 separações até eles chegarem às palestras da Terapia do Amor.

Acompanhe o programa na íntegra e conheça os detalhes dessa história:

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: iStock