Cuidados com a pele aos 30 anos

Algumas precauções básicas podem pôr fim a pesadelos femininos que surgem com a idade

Imagem de capa - Cuidados com a pele aos 30 anos

Quando o relógio que marca a idade da mulher migra dos 29 para os 30 anos o fato pode parecer com um filme de terror para muitas. Afinal, dizem que é dos 30 em diante que se percebe que o metabolismo diminui seu ritmo e que o envelhecimento da pele e o surgimento das temidas linhas de expressão e rugas começam a aparecer sem-cerimônia (surgem sem avisar nem pedir licença).
De forma geral, o envelhecimento cutâneo, que se torna uma espécie de bicho-papão para as mulheres dessa faixa etária em diante, vem com a perda da elasticidade, a desaceleração do metabolismo e da replicação de tecidos. Junte a isso as oxidações naturais do organismo (daí o surgimento dos radicais livres, espécie de vilões quando o assunto é envelhecimento) e a queda na produção de colágeno, que explica o aparecimento das linhas de expressão e flacidez.
É verdade que temos um mecanismo de defesa natural, mas, com o tempo, a capacidade protetora diminui.
Mas fique tranquila. Cuidar do rosto é mais fácil do que se imagina e nem será preciso entupir a nécessaire de cremes anti-idade. Vamos dar orientações a você.
Primeiro passo
Comece com a higienização do rosto diariamente. Apesar de existir uma enxurrada de produtos voltados para a limpeza, um sabonete específico é indispensável, orienta Betina Stefanello, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Ela lembra que é ele que tira toda a poluição acumulada na região.
Os esfoliantes também são bons aliados, mas o uso deve ser limitado a duas vezes por semana para que não cause microtraumas na barreira cutânea. Outro item que também não pode faltar é o uso diário do protetor solar. Não saia de casa sem ele. Confira mais dicas nos quadros.
Cuidados extras
Sempre é bom lembrar que uma alimentação equilibrada é um bom reforço. Inclua no cardápio alimentos ricos em vitaminas A (presente na cenoura, mamão, etc.), E (encontrada em óleos e azeites e oleaginosas, como castanhas e nozes), C (na laranja, por exemplo) e em minerais, como selênio (castanha do Pará) e zinco (carnes), que são potentes antioxidantes.
E depois?
A sustentação da pele é feita com cremes à base de ativos específicos. A especialista sugere compostos com ácidos, já que eles promovem a renovação celular e a estimulação de colágeno, como o ácido retinóico. O destaque atual é o sérum com ácido hialurônico, que auxilia na redensificação das rugas e ajuda a atenuá-las. Também são indicados antioxidantes e renovadores celulares.
Hidratante nela
Dê adeus à preguiça de usar hidratante. É ele que dá suporte na hora de refazer a barreira cutânea, camada superficial da pele entre o meio externo e o interno. “É importante estar hidratada para que bactérias e fungos não entrem e para que não ocorram lesões e inflamações na pele”, diz Betina Stefanello. “Essa barreira é imunológica, física, mecânica e biológica”, orienta a especialista. Outro cuidado que as mulheres na casa dos 30 devem ter é com o uso de um creme específico para a área dos olhos, pois se trata de uma região supersensível, lembra Betina.
Antirrugas? Ainda não
Se as orientações citadas acima forem colocadas em prática, não é preciso se preocupar em usar creme com função antirrugas nesta fase, diz Betina Stefanello. “Nessa idade, não indicaria começar a usar creme antirrugas redensificador (que ajuda a revitalizar e firmar a densidade da pele)”, avalia.
Porção de Vitamina C
Quando se fala em cremes e séruns com ação antioxidante, que inibem a ação dos radicais livres, é comum lembrarmos de compostos que tenham vitamina C. Ela, além de ser uma barreira contra a oxidação, também tem uma ação potencializadora do protetor solar, menciona a dermatologista Betina Stefanello.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Foto: Fotolia