Cuidado com as “pedras” que causam tropeços espirituais

Confira esta mensagem do Bispo Renato Cardoso sobre um importante tema da vida cristã

Imagem de capa - Cuidado com as “pedras” que causam tropeços espirituais

Durante a programação “Inteligência e fé“, do dia 28 de setembro, o Bispo Renato Cardoso relembrou uma mensagem do Senhor Jesus.

“E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos…” Lucas 17:1

Então, ele explicou que a palavra “escândalos” pode ser encontrada no texto original como “tropeços”. Esta é uma grande referência ao terreno de Israel, que é seco e pedregoso. Por isso, é muito fácil tropeçar em alguma pedra pelo caminho por lá.

Pedras espirituais

O Bispo acrescentou que em sua experiência durante a subida ao Monte Sinai (que fica no Egito, mas tem um terreno parecido), era necessário olhar para frente, entretanto, sem perder de vista o chão em que se pisava. Porque, poderia haver uma pedra. E uma pisada em falso ocasionaria uma torção no pé.

“Os ouvintes do Senhor Jesus entendiam esta mensagem muito melhor do que nós, porque sabiam que caminhar em Israel envolvia olhar para o chão para ver se não tropeçavam em alguma pedra. Assim é a caminhada da fé. Ela é cheia de tropeços. Especialmente para aqueles que querem andar pelo Caminho Estreito, que é Jesus. Os tropeços espirituais são aquelas coisas que vêm para afetar o nosso equilíbrio na fé”, explicou.

Fuja dos tropeços espirituais

Um exemplo seria quando uma amizade, mesmo que muito querida, atrapalha a sua comunhão com Deus. Há homens que em vez de aproveitarem o tempo com a família preferem ficar com os amigos. Igualmente, há mulheres que possuem amigas com ideias contrárias as da fé.

Por isso, é extremamente importante fugir dos tropeços espirituais. Porém, há muitos outros tipos de tropeços e alguns deles são bem sutis. Inclusive, dentro da Igreja. Portanto, não se escandalize com o mau testemunho das pessoas, não deixe que isso prejudique a sua fé.

“Não se esqueça: você não deve ficar olhando nem para a esquerda e nem para a direita. Nosso olhar tem que ser para Jesus, porque Ele nunca vai nos fazer tropeçar”, alertou o Bispo.

Confira a mensagem completa:

Fortaleça a sua alma

Assim, se você deseja se manter firme até o fim, alimente-se de conteúdos que vão edificar a sua fé. Medite na Palavra de Deus, ore, jejue e se envolva com o material disponível no Portal Universal.org, na plataforma Univer Video e nas redes sociais da Universal.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Getty Images