Cuidado com as informações que chegam até você

Quais são as lentes que você usa para avaliar uma situação?

Imagem de capa - Cuidado com as informações que chegam até você

As pessoas têm a tendência de reforçar apenas as informações que correspondem à sua própria visão de mundo. Este fenômeno é conhecido como “viés de confirmação”.

Em outras palavras, isso acontece quando nós queremos confirmar os nossos juízos preconcebidos de valor ou crenças já enraizadas no nosso interior, depois de avaliarmos uma situação.

“Todas as informações recebidas vêm, seletivamente pelo ouvinte, confirmar as suas crenças existentes. Nós temos esta tendência de escolher informações que confirmem as nossas crenças, confirmem os nossos preconceitos”, observou o Bispo Renato Cardoso, durante a programação “Inteligência e fé“, do dia 14 de setembro.

Quais são as lentes que você usa para avaliar uma situação?

O Bispo acrescentou que se deixar levar por esta tendência, que, geralmente, ocorre inconscientemente, é um perigo.

“Porque, quando você recebe uma informação e não a questiona, você pode estar sendo enganado. Você pode estar perdendo a essência da informação, rejeitando uma informação verdadeira e, ao mesmo tempo, abraçando uma informação mentirosa. E, assim, continuando a viver na mentira”, explicou.

Por isso, é comum encontrar na Bíblia, nos evangelhos, o Senhor Jesus questionando os religiosos daquela época. Pois, eles acreditavam cegamente na tradição sem refletir sobre a real importância do que aprendiam.

Em contrapartida, aqueles religiosos procuravam “fatos” para confirmar o preconceito que tinham contra o Senhor Jesus. Na cabeça deles, Cristo era um impostor e, desse modo, eles procuravam por “provas” que pudessem incriminá-Lo.

“Logo, tudo que o Senhor Jesus fazia, para eles, tinha um toque de maldade. Se Jesus curava alguém, então, Ele era um charlatão”, apontou.

Saiba avaliar as informações

Por fim, o Bispo orientou que, na vida, constantemente teremos de avaliar informações. Por isso, o melhor caminho para termos uma vida de sucesso é avaliarmos as situações sem este pré-julgamento.

Portanto, cuidado com aqueles que desejam manipular a sua mente e as suas opiniões. Você precisa saber questionar as informações que recebe e reter apenas aquilo o que é coerente e verdadeiro.

Confira a mensagem completa, do Bispo Renato Cardoso:

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Getty Images