Criminosos se passam por pesquisadores do Ministério da Saúde para roubar brasileiros

Saiba como se proteger e como reagir ao golpe, caso seja vítima

Imagem de capa - Criminosos se passam por pesquisadores do Ministério da Saúde para roubar brasileiros

Criminosos estão utilizando o nome do Ministério da Saúde para aplicar golpes via WhatsApp. De acordo com o próprio Ministério, a pasta não está efetuando ligações para os cidadãos e tampouco solicitando qualquer dado pessoal por meio das redes sociais.

Durante o golpe, os criminosos se apresentam como pesquisadores do Ministério. Eles então realizam algumas perguntas sobre a COVID-19 e solicitam a leitura de um código que foi enviado por SMS. Uma vez que esse código é cedido, o WhatsApp da vítima é “sequestrado”.

O que está acontecendo, na verdade, é a instalação do WhatsApp em outro aparelho celular. Para que essa instalação seja efetuada, o aplicativo solicita um código que é enviado para o telefone original do usuário. Esse é o código solicitado pelos criminosos.

Assim que o WhatsApp é instalado no novo aparelho, a vítima perde o controle do aplicativo. Os criminosos têm, então, acesso a conversas e contatos. Geralmente, eles analisam as pessoas mais próximas, como familiares e amigos, e enviam mensagem pedindo que sejam realizados depósitos em contas bancárias.

O que fazer caso isso aconteça

É importante lembrar sempre que o Ministério da Saúde não está realizando essas ligações.

Ademais, em qualquer ligação realizada pelo Ministério da Saúde o identificador de chamadas mostra o número oficial da pasta: 136 ou 00136. Qualquer número diferente disso pode ser denunciado à Polícia Civil, pois é falso.

Entretanto, os criminosos atuam em horário comercial, que é quando as vítimas estão, geralmente, com pressa ou distraídas. Assim é mais fácil fazer vítimas. Se você for uma delas, siga os seguintes passos:

1- Bloqueie temporariamente seu WhatsApp. O próprio aplicativo oferece essa opção. Depois você poderá recuperar as conversas antigas.

2- Ligue para seus contatos mais frequentes e explique que você não está pedindo dinheiro. Se os criminosos agirem, eles não devem realizar depósitos.

3- Denuncie o número à Polícia Civil. As investigações podem levar aos criminosos.

Também é importante ressaltar que o WhatsApp oferece verificação em duas etapas. É uma proteção a mais contra bandidos.

Por fim, jamais transfira dinheiro ou dados pessoais antes de conversar pessoalmente com quem está pedindo. Se a conversa não for possível, realize uma chamada de vídeo.

Clique aqui e leia mais dicas para se proteger de golpes online.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images