Criminalidade aumenta no Brasil e principais vítimas são os jovens

Em 22/09 se comemora o Dia da Juventude do Brasil. Saiba o que a FJU faz para investir no sucesso dessa parte da população

Imagem de capa - Criminalidade aumenta no Brasil e principais vítimas são os jovens

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), realizaram um mapeamento das mortes violentas no Brasil, com base em dados do Ministério da Saúde, em 2017. O trabalho resultou no Atlas da Violência 2019.

O estudo mostra que em 2017, o Brasil registrou 65.602 homicídios (um aumento de 4,2% em relação a 2016). O número equivale a 31,6 mortes para cada 100 mil habitantes – o dobro, por exemplo, da taxa de homicídios do Iraque, em 2015.

Mas quando o assunto é a população jovem, o cenário é ainda pior. Entre os 65,6 mil homicídios, mais da metade – ou 35.783 – eram de pessoas entre 15 a 29 anos.

“É fundamental que se façam investimentos na juventude, de modo a garantir condições de desenvolvimento infanto-juvenil, acesso à educação, cultura e esportes, além de mecanismos para facilitar o ingresso do jovem no mercado de trabalho”, diz o estudo.

FJU investe no futuro do País

Um braço forte que contribui para mudar esta situação é a Força Jovem Universal (FJU). O grupo mantém uma série de projetos, ações e eventos, a fim de encorajá-los a acreditar em si mesmos, desenvolver talentos e recuperar a autoestima.

“Abordamos assuntos relevantes relacionados ao que os jovens enfrentam no dia a dia. Eles ocupam o tempo em projetos ligados ao esporte, cultura (teatro, dança e música), educação, entre outros. Além disso, recebem apoio emocional dos voluntários”, explica o Bispo Celso Júnior, responsável pela FJU no Brasil.

O Bispo informa que o grupo atua em todos os estados brasileiros. Dessa forma, todos podem receber a oportunidade de ter um futuro melhor.

“O jovem feliz tem personalidade, está bem consigo mesmo, sabe o que quer para o futuro. Assim, torna-se exemplo para os demais. Dentro de você tem algo muito valioso e se você não sabe como explorar, nós vamos ajudar”, completa o Bispo.

Para fazer parte, basta procurar o polo da FJU mais próximo de sua residência.

Você também pode acompanhar o trabalho do grupo nas redes sociais, curtindo a página oficial no Facebook e seguindo no Instagram.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Getty Images - Reprodução