"Crianças falam em querer ir para o céu, pois lá, dizem, há comida", lamenta secretário-geral da ONU
António Guterres acredita que o mundo vive crises sem precendentes em comparação com os últimos anos
O secretário-geral da ONU, António Guterres, falou sobre a fome mundial para a Assembleia Global da Anistia Internacional, recentemente. Ele também alertou para a constante piora de cenário ao redor do planeta.
A fome que se alastra pelo mundo:
- Durante o discurso, Guterres acusou “forças poderosas” de se levantarem contra os direitos humanos e contra o sistema internacional que procura garantí-los, nos últimos tempos.
- Só para ilustrar, ele relembrou os horrores da guerra envolvendo a Rússia e a Ucrânia, a violência no Sudão (país africano vizinho do Egito) e a situação entre Israel e Gaza. E, ainda, reiterou que discorda do ataque terrorista de 7 de outubro de 2023 realizado pelo Hamas.
- Para ele, “a escala e o escopo [dos problemas] são inéditos em tempos recentes”.
- Ele complementou que, em seu trabalho, percebe a constante “falta de compaixão, verdade e humanidade”. E citou como exemplo: “crianças falam em querer ir para o céu, pois lá, dizem, há comida”. E que é possível perceber, pelos campos de atuação da Organização, que as pessoas estão visivelmente famintas.
- “Isto não é apenas uma crise humanitária. É uma crise moral que desafia a consciência global. Continuaremos a nos manifestar sempre que possível. Mas palavras não alimentam crianças famintas”, enfatizou.
- Por fim, ele chamou as lideranças mundiais para apoiarem a paz, a anistia, a segurança e a esperança. E que os direitos humanos continuavam sendo o pilar central da ONU.
- Para além do tema envolvendo a fome a violência pelo mundo, Guterrez deixou claro que, igualmente, lhe preocupa a crise climática que a Terra enfrenta. Ele relembrou que “os mais pobres, vulneráveis e marginalizados” são os que mais sofrem. E que a meta é limitar o aquecimento global a 1,5ºC.
O que a Bíblia diz:
- Quando o período da “Grande Tribulação” se iniciar, o mundo enfrentará uma crise humanitária jamais antes presenciada. O apóstolo João, com a visão espiritual de Deus, nos antecipou este momento por meio de uma linguagem simbólica.
- “E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer o terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança em sua mão. E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho” (Apocalipse 6.5-6).
- Assim, a balança na mão do cavaleiro do cavalo preto aponta para a fome desse período. Os últimos três anos e meio da história da humanidade serão marcados pela miséria da população mundial. Em outras palavras, será o ápice do cenário de fome e violência que vemos pelos noticiários nos dias atuais.
- Você pode encontrar detalhes sobre o cavaleiro do cavalo preto no livro “A Terra vai pegar fogo“, de autoria do Bispo Renato Cardoso.
O que mais você precisa saber:
- Não foi à toa que Deus nos revelou na Bíblia como será o futuro da humanidade. Ele falou sobre os sinais que antecederiam o fim (Mateus 24), o surgimento do anticristo (Daniel 11, Apocalipse 6 e 13), a violência, a fome, os fenômenos naturais intensificados e tantos outros acontecimentos da chamada “Grande Tribulação”. E Ele conclui falando a respeito do Juízo Final (Apocalipse 20) e da promessa para os salvos em Cristo (Apocalipse 21).
- O profeta Isaías também viu este tempo, quando disse: “E o Senhor dos Exércitos dará neste monte a todos os povos uma festa com animais gordos, uma festa de vinhos velhos, com tutanos gordos, e com vinhos velhos, bem purificados. E destruirá neste monte a face da cobertura, com que todos os povos andam cobertos, e o véu com que todas as nações se cobrem. Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor Deus as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbrio do seu povo de toda a Terra; porque o Senhor o disse. E naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e Ele nos salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos; na Sua salvação gozaremos e nos alegraremos” (Isaías 25:6-9).
- Portanto, busque mais da presença de Deus, enquanto é possível.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo