Cresce intoxicação por produtos de limpeza

Anvisa suspeita que aumento é pelo combate à COVID-19

Imagem de capa - Cresce intoxicação por produtos de limpeza

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu alerta sobre o aumento de casos de intoxicação por produtos de limpeza em 2020. De acordo com a instituição governamental, acredita-se que esse aumento se deu porque as pessoas utilizam esses produtos de limpeza de objetos para higienizarem as mãos.

Confira, no gráfico abaixo, o número de casos de intoxicação e a comparação com os anos anteriores:

como lavar as mãos

Houve um aumento de 23,3% em comparação ao mesmo período de 2019. E de 33,68% em comparação a 2018.

“Embora não haja informações que demonstrem o vínculo definitivo entre a exposição e os esforços de higienização e desinfecção para evitar a disseminação da COVID-19, parece haver uma associação temporal com o aumento do uso dos produtos”, afirma a nota da Anvisa.

A nota é baseada nos dados dos centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox). Portanto, só contabilizam casos notificados oficialmente à CIATox. Assim, a própria Anvisa acredita que haja subnotificação.

Como evitar a intoxicação

A principal atitude a ser tomada para evitar a intoxicação – ou a irritação da pele – é utilizar os produtos apenas para o que eles são destinados. Ou seja: as mãos devem ser limpas com sabonete. Não com sabão em pó, alvejantes ou qualquer outro produto do tipo.

Em caso da não possibilidade de utilizar sabonete, utilize o álcool em gel 70%. Ele foi desenvolvido e testado para que pudesse ser utilizado também na pele, embora o uso em excesso possa causar irritação.

A única possibilidade diferente dessas duas é o detergente, já que ele também é desenvolvido para estar em contato constante com a pele.

Clique aqui e leia a explicação do Coordenador do Departamento de Medicina Interna da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Paulo Criado.

Cuidados adicionais

Além da informação sobre o aumento das intoxicações, a nota da Anvisa também recomenda alguns cuidados. São eles:

1- Mantenha os produtos de limpeza fora do alcance de crianças e animais. Esses produtos podem atrair a atenção principalmente de crianças pequenas, entre 1 e 5 anos de idade.

2- Evite o armazenamento desses produtos em recipientes diferentes e não etiquetados.

3- Supervisione as crianças, não permitindo que elas acessem os ambientes onde esses produtos são guardados.

4- Não deixe detergentes e produtos de limpeza em geral embaixo da pia ou no chão dos banheiros.

5- Leia e siga as instruções descritas no rótulo de cada produto.

6- Evite a mistura de produtos químicos.

7- Garanta a ventilação quando for manusear um desses produtos destinados à limpeza, higienização e desinfecção.

8- Inutilize as embalagens vazias. Isso porque elas sempre ficam com resíduos, ou seja, restos dos produtos. Jogue fora as embalagens vazias, preferencialmente valendo-se do sistema de coleta seletiva, de modo a separá-las do lixo orgânico.

9- Em caso de emergências toxicológicas, não provoque vômito. Tenha em mãos o número do Centro de Informação e Assistência Toxicológica, o CIATox: 0800-722-6001.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images