Crer e obedecer: o princípio de tudo
A sabedoria de uma mulher que teme a Deus a leva a superar todos os desafios e a viver o que aparentemente era impossível
Há uma grande diferença entre a mulher sábia e a tola. Fisicamente, essa distinção pode até passar despercebida, afinal os olhos são limitados e o máximo que conseguem decifrar é o estilo de roupa que uma pessoa veste, seu tom de pele, suas marcas de expressão ou o volume dos seus cabelos. Contudo o que revela verdadeiramente quem é uma pessoa é aquilo que sai da boca dela.
Em um dos episódios da Meditação da Palavra, a colunista Cristiane Cardoso explica que a mulher sábia não fala tudo que quer, mas calcula cada palavra para que seu discurso sirva para levantar e não para derrubar o próximo. “Se o que eu vou falar não vai abençoar, por que vou falar? Se o que eu vou falar vai causar algum problema no meu casamento, entre as minhas amigas ou entre as pessoas com quem eu trabalho, eu não vou falar. O sábio fala o que vai ajudar”, explica. No entanto, para desenvolver a sabedoria necessária para falar e agir da forma certa, a mulher precisa, antes, crer em Deus e obedecer a Ele.

A atitude diante de Deus
No meio de tantas distrações do dia a dia é importante que a mulher se autoavalie regularmente e se questione sobre a própria Fé e a qualidade do que fala para os outros e para si mesma. Há muitas mulheres que até são benevolentes com outras pessoas, mas, quando se trata de si mesmas, tendem a se colocar para baixo. Nessa condição, elas sofrem, buscam a solução para seus problemas no lugar errado e se esquecem do fundamental, como explica Cristiane: “o temor a Deus é tudo que você precisa. Se você tem temor a Deus, você vai ter sabedoria, conhecimento, entendimento e tudo de que precisa”.
Cristiane enfatiza ainda que quando uma pessoa se submete a Deus e obedece a Sua Palavra, Ele se responsabiliza por suprir todas as suas necessidades. “Você não precisa de muita coisa, você só precisa crer. Se você crê, você obedece e, se você obedece, o resto Deus vai fazer. Os problemas vão abençoar você, você vai aprender com diversas situações que vai viver, tudo vai ser favorável a você, porque você está dentro da Vontade de Deus, você teme a Ele, você obedece a Palavra de Deus, então você não se preocupa com nada”, diz.
A grande questão é que a orientação de Deus é tão simples que muitas pessoas a desvalorizam e não a colocam em prática. “Se você teme a Ele, se você respeita a Palavra dEle, se você obedece à Palavra dEle, então você se nivelou. Não tem mais aquela coisa de ‘eu sei mais’, ‘eu tenho diploma’, ‘sou analfabeto’, ‘eu falo inglês’, ‘eu não falo inglês’. Fica todo mundo igual. Essa é a igualdade que Deus coloca em nós”, detalha Cristiane.
Esse caminho pela Fé é responsável por transformar o impossível em possível e escrever histórias que eram improváveis aos olhos humanos. “Deus não faz acepção de pessoas, você pode ser rico, pode ser pobre, pode ter viajado o mundo ou nunca ter saído do Brasil. Todo mundo tem as mesmas condições diante de Deus”, conclui Cristiane. Deus é especialista em fazer novas todas as coisas, mas tudo depende do temor e da obediência a Ele.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo