COVID-19: No Ceará, doação de kits de higiene e máscaras ajuda a evitar contaminação de presos

Mais de mil casos foram confirmados no sistema penitenciário do estado

Imagem de capa - COVID-19: No Ceará, doação de kits de higiene e máscaras ajuda a evitar contaminação de presos

Para ajudar na prevenção da COVID-19 nos estabelecimentos prisionais no Ceará, a Universal nos Presídios (UNP) do estado doou mais de 5 mil kits de higiene, 3 mil máscaras de proteção e produtos de limpeza desde o início da pandemia.

Até a última sexta-feira (26), dados do Tribunal de Justiça do Ceará contabilizam 1.065 casos confirmados de infectados pelo novo coronavírus em presos, agentes penitenciários, menores infratores e socioeducadores.

A superlotação e a falta de higiene em presídios podem ajudar na propagação da doença e, segundo o responsável pela UNP no Ceará, Otávio Schafer, várias unidades entraram em contato com o programa social solicitando a doação de kits de higiene e produtos de limpeza.

Otávio relata que além do risco de contaminação dentro das penitenciárias, os detentos também se preocupam muito com a disseminação da doença do lado de fora, com a possibilidade de seus familiares serem infectados.

“No momento, o trabalho que fazemos dentro das unidades está suspenso. Enquanto isso, nossos voluntários têm prestado assistência social aos familiares dos presidiários e detentos pertencentes ao grupo de risco, que foram liberados”.

Mais de 300 cestas básicas foram doadas para familiares de detentos cearenses durante a pandemia. A UNP está realizando em todo o Brasil um acompanhamento mensal a 31 mil familiares cadastrados nas portarias das unidades prisionais, oferecendo amparo social nesse momento de crise em que o país enfrenta.

imagem do author
Colaborador

UNIcom