COVID-19: Anvisa autoriza teste de Remdesivir no Brasil

Remédio tem demonstrado bons resultados em outros países

Imagem de capa - COVID-19: Anvisa autoriza teste de Remdesivir no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a autorização para utilização do remédio experimental Remdesivir em pacientes com pneumonia grave causada pela COVID-19.

O anúncio foi realizado na última quarta-feira (24) e gerou reações positivas de médicos e especialistas.

Isso porque, desde maio, a droga tem sido utilizada com bons resultados nos Estados Unidos. Na China, desde o início da pandemia, também é utilizado o Remdesivir. Foi lá que o primeiro estudo com remédio (originalmente dedicado ao tratamento de ebola) foi realizado. Na ocasião, os pacientes que o receberam se recuperaram em 11 dias, enquanto os que receberam placebo se recuperaram em 15 dias.

No Brasil, um grupo de pacientes voluntários farão parte do estudo. Enquanto alguns receberão o Remdesivir junto ao imunoregulador tocilizumabe, outros receberão placebo.

Caso os resultados sejam positivos, o remédio será recomendado a outros pacientes em estado grave causado pela COVID-19.

Outra boa notícia é que esse será um remédio barato contra a COVID-19. Isso porque, após descobrir que o preço pago pelos clientes seria muito caro, a empresa produtora Gilead Sciences abriu mão da patente. Isso significa que todas as companhias farmacêuticas poderão produzir sem pagar direitos industriais. O que barateia o preço final ao enfermo.

Outra boa notícia divulgada nessa semana foi o acordo entre Brasil e Oxford para que o País passe a produzir a vacina contra COVID-19 já em dezembro de 2020. Clique aqui e saiba mais sobre o assunto.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images